Rota 2030: SENAI e indústria automotiva investem na modernização do setor

Desde o ano passado, R$ 88 milhões foram destinados para projetos pelo programa Alavancagem de Alianças para o setor Automotivo e a parceria de empresas catarinenses contribuem para o desenvolvimento de novo sistema de transmissão para carros elétricos

Florianópolis, 21.5.2021 – Atentos a um mercado crescente de veículos elétricos para passeio, carga e transporte coletivo, as indústrias catarinenses Zen SA, de Brusque, e Weg SA, de Jaraguá do Sul uniram-se numa aliança estratégica para o desenvolvimento do EletroRedutor, componente que dá mais eficiência ao motor elétrico na operação do veículo. O mecanismo proporciona ganhos de autonomia e redução de custos com baterias. A aliança tem o apoio do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura, localizado em Joinville, e tem a participação também das empresas eION e Gerdau.

O desenvolvimento do EletroRedutor foi financiado com recursos do Rota 2030 e terá que ser concluído em dezembro de 2022. Para o gerente de Engenharia, Produtos e P&D da ZEN SA, Paulo Mortari, esse projeto está alinhado às tendências de eletrificação do mercado automotivo, criando rota tecnológica alternativa para o crescimento sustentável para as empresas a médio e longo prazo. “A produção de peças para carros elétricos tem um apelo ambiental, na medida em que pesquisas indicam que cerca de 15% das emissões globais de gases que geram o efeito estufa são provenientes do setor de transportes. A busca de soluções de inovação incrementais e disruptivas a partir do projeto proposto visam explorar aspectos de geometria, materiais e fabricação das engrenagens que venham aumentar a capacidade de toque, diminuir perdas de potência e atenuar a geração e a propagação de ruídos e vibrações nos veículos eletrificados”, ressalta Mortari.

O Brasil tem capacidade de oferecer ao mundo inovação no setor automotivo, a partir do programa Rota 2030, avalia o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi. A proposta é que este movimento de inserção global seja progressivo, permitindo que ao final da vigência do programa o país esteja inteiramente inserido na produção global de veículos automotores.

“Temos uma oportunidade ímpar para fortalecer a indústria por meio da inovação, que é a chave para o desenvolvimento da economia brasileira. A inovação ocorre nas empresas, mas depende de um contexto, de um ecossistema, ninguém inova sozinho. Por isso, a importância da iniciativa combinada de instituições de conhecimento como o SENAI e de uma ação estratégica da agenda de política pública sob uma lógica de governança destinada a gerar valor e riqueza para o país”, ressalta Lucchesi.
Coordenado pelo SENAI, o programa Prioritário Alavancagem de Alianças para o Setor Automotivo atua em três linhas de trabalho: desenvolvimento de competências, incremento de produtividade da cadeia e aumento de recursos para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). O programa já disponibilizou R$ 88 milhões para projetos e tem o desafio de ampliar a inserção global da indústria automotiva brasileira.

Desenvolvimento de competências entre profissionais do setor
Na linha de desenvolvimento de competências, o SENAI criou um MBI (Master in Business Innovation) em Indústria Avançada: Automotiva 4.0, com metodologia inovadora desenvolvida com foco no incremento da produtividade da cadeia, a partir da relação com as montadoras, onde os alunos são agentes ativos, desenvolvendo práticas reais que geram resultados para o setor.
São oferecidas também oficinas com o objetivo de promover a atualização profissional de colaboradores, terceirizados e fornecedores da cadeia automotiva, proporcionando um melhor desempenho no exercício do trabalho e o crescimento conjunto do setor. O programa já capacitou 1.510 alunos em oficinas de Industria 4.0, digitalização e produtividade.

Consultoria lean e digitalização aumentam produtividade
Com a chegada da indústria 4.0 as empresas têm buscado desenvolvimento de know how, tanto de design, como fabricação e integração por empresas de capital nacional, potencializando o poder de mercado que a indústria possui. Com a consultoria em lean manufacturing e/ou digitalização o objetivo é aumentar a produtividade da indústria automotiva.

Plataforma Inovação para a Indústria
É uma iniciativa do Sistema Indústria para financiar o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços inovadores, com o objetivo de aumentar a produtividade e a competitividade da indústria brasileira, além de promover a otimização da segurança e saúde na indústria. Criada em 2004 como Edital SENAI SESI de Inovação, a iniciativa já selecionou mais de mil projetos inovadores.
A Plataforma está aberta à participação de empresas do setor industrial automotivo de todos os tamanhos, inclusive startups de base tecnológica. Os projetos podem ser inscritos em duas categorias: Empreendedorismo industrial por meio de Alianças, onde as propostas devem ser apresentadas por um grupo formado por pelo menos três empresas e um dos 27 Institutos SENAI de Inovação ou na Categoria de Empreendedorismo Industrial por meio de Desafios, onde Indústrias interessadas podem lançar desafios para que Startups possam apresentar soluções para os temas.