Rolf Kuehnrich representou um elo com a tradição empreendedora de SC

O empresário faleceu neste sábado, aos 97 anos; em 2002, ele foi homenageado pela FIESC com a Ordem do Mérito Industrial de SC

Florianópolis, 02.9.2023 - Acionista da Teka, o industrial Rolf Kuehnrich, que faleceu aos 97 anos neste sábado (2) em Blumenau, era um membro remanescente das famílias fundadoras dos grandes complexos industriais catarinenses. “Ele nasceu no período entre guerras, um ano antes de seu pai, Paul Fritz Kuehnrich, fundar a empresa no próprio terreno onde a família residia”, afirma o presidente em exercício da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Ulrich Kuhn. Em 2002, Rolf Kuehnrich foi condecorado pela FIESC com a Ordem do Mérito Industrial de SC, a principal homenagem prestada pela indústria catarinense.

“A Teka é um exemplo de resiliência da indústria catarinense, especialmente com as várias enchentes que atingiram a região banhada pelo rio Itajaí-Açu”, comenta Kuhn. A primeira ocorrência foi registrada já em 1927, pouco mais de um ano após a fundação da companhia, quando a água atingiu a parte de confecção e depósito. As mais graves incidências foram as de 1983, quando o rio atingiu um nível 15,37 metros acima do normal, e 1984. Nessas duas enchentes, a indústria perdeu toneladas de insumos, levando à decisão de construir um muro de contenção das águas.

Em 1935, a empresa se tornou uma Sociedade Anônima (SA) e, em 1941, adotou o nome de Tecelagem Kuehnrich, com o logotipo TK. Mais tarde, a sonoridade das iniciais levou a empresa a adotar seu nome definitivo.

As honras fúnebres foram prestadas na capela da Igreja Martin Luther, no bairro Itoupava Seca. O sepultamento ocorreu na tarde deste sábado.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - GECOR