Florianópolis, 13.9.2024 - Responsável por 27,5% do PIB catarinense, a indústria desempenha um papel essencial na economia e na qualidade de vida do estado. Com o objetivo de valorizar as micro e pequenas empresas do setor, o SENAI/SC e o SEBRAE/SC promovem, no dia 18 de setembro (18 horas), em Florianópolis, um roadshow para compartilhar boas práticas de indústrias eficientes. A ação, que será realizada na sede do SEBRAE, faz parte do novo Programa Brasil Mais Produtivo, iniciativa que envolve o poder público e entidades do setor privado para o fortalecimento da competitividade da micro e pequena indústria de todo o Brasil.
O roadshow integrará a programação da cerimônia de entrega do Prêmio Indústria Eficiente, destinado a micro e pequenas empresas participantes de programas de produtividade desenvolvidos por SEBRAE/SC e SENAI/SC em 2023.
Nesta edição, 850 empresas foram analisadas por uma comissão de especialistas das duas entidades. Fabio Búrigo Zanuzzi, diretor técnico do SEBRAE/SC, fala sobre a iniciativa. “Este prêmio não apenas reconhece o esforço das empresas em busca de maior eficiência, mas também reforça o compromisso do SEBRAE/SC com a inovação e o desenvolvimento do setor industrial em Santa Catarina”, afirma.
Etapa Regional do Prêmio Indústria Eficiente
As empresas 2M Pet Bem (de Concórdia), Casa Nova Ambientes Planejados (Caçador), Confecções Ubinski (Guaramirim), Dconcreto Estruturas Pré-Moldadas (Rio do Sul), Matéria Prima Indústria e Comércio (Turvo), NM Confecções (Joinville), Sucos Celestino (Urubici) e Visual Criativa Confecções (Mafra) são as finalistas da etapa estadual. Elas foram selecionadas nas etapas regionais, realizadas no início de setembro nas cidades de Blumenau, Caçador, Chapecó, Criciúma, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages e Mafra.
De acordo com Fabrizio Machado Pereira, diretor regional do SENAI/SC, as participantes foram analisados com base em rigorosos critérios. “Elas passaram por uma análise criteriosa, que incluiu assiduidade no programa, indicadores de eficiência operacional ou energética, tempo para implementar as melhorias propostas e, finalmente, a qualidade e os resultados obtidos. Estamos muito satisfeitos com os resultados”, comenta.
Etapa Estadual
As micro e pequenas empresas reconhecidas na Etapa Estadual receberão o troféu "Prêmio Indústria Eficiente", participarão de uma missão nacional na sua área de atuação. As primeiras colocadas nas Etapas Regionais ganharão, além do troféu, R$ 3,5 mil em produtos e serviços de ambas as entidades.
Os interessados em participar do roadshow e da cerimônia de premiação podem se inscrever através deste link
Programa Brasil Mais Produtivo
Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Novo Brasil Mais Produtivo – programa que promove a produtividade e a transformação digital de micro, pequenas e médias empresas industriais brasileiras – foi lançado no dia 16 de novembro de 2023. Conta com a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), que se unem à Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e aos executores do programa, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para a oferta de soluções que vão desde a sensibilização e engajamento, aumento de produtividade, aumento de eficiência energética até a transformação digital das indústrias.
O Programa é implementado pelo SENAI e SEBRAE e é focado em diagnóstico e melhoria de gestão (inovação e melhoria da gestão das micro e pequena empresa), otimização de processos industriais (consultorias e aperfeiçoamento profissional em manufatura enxuta e eficiência energética e transformação digital (consultorias e apoio financeiro para adoção e desenvolvimento de novas tecnologias).
Com Assessoria de Imprensa do Sebrae/SC
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - Gecor