Florianópolis, 29.09.2025 - Mais de 200 alunos da rede pública de Rio do Sul estão participando do programa Rio do Sul Mais Tec. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o SENAI, com o objetivo de potencializar a educação no ensino fundamental, estimulando a inovação, o empreendedorismo e a preparação de jovens para o mercado de trabalho.
Criado em conjunto com a Secretaria de Educação, o programa leva em conta a vocação do município e atende, desde maio, alunos do 6º ao 9º ano do Centro Educacional Prefeito Luiz Adelar Soldatelli (Ceplas), no contraturno escolar. As atividades incluem oficinas de robótica, elétrica e mecânica, programação com o game Hellow, educação financeira, projetos de inovação e hackathons, além de palestras e competições que ampliam a vivência dos estudantes em tecnologia.
Segundo Fabiano Bachmann, gerente regional do SESI/SENAI/IEL Alto Vale, o Mais Tech prepara os jovens para um futuro mais conectado e dinâmico. “O futuro que desenhamos para Rio do Sul só é possível com pessoas conhecedoras de tecnologias, inovadoras, empreendedoras e críticas. A educação em contraturno tem papel fundamental para isso”, afirma.
A secretária municipal de Educação, Viviane Knihs Brandt, destaca o diferencial do programa na formação integral. “Além da parte técnica, os alunos desenvolvem competências socioemocionais, como senso de pertencimento, criatividade, autonomia e trabalho em equipe. O projeto tem dado muito certo e nossa meta é expandi-lo para todas as escolas da rede a partir do próximo ano”, destaca.
Além de Rio do Sul, o SENAI já implantou o programa em outros 12 municípios catarinenses, beneficiando mais de 70 mil jovens e adultos com oportunidades de desenvolvimento profissional e educação tecnológica.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação
Quer acesso a mais conteúdos como esse? Assine a newsletter Indústria News e receba direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn.