Florianópolis, 09.09.2025 - A Região Sul do Brasil já é a 35ª maior economia do mundo, e a segunda maior do país, com PIB de US$ 407 bilhões, sendo também responsável por cerca de 17% das exportações brasileiras – que somaram US$ 57 bilhões em 2024. Com números tão robustos e a diversidade de histórias de sucesso inspiradoras, passa a receber um olhar dedicado da maior revista de negócios do país, a Exame, com a inauguração da regional Exame Sul, em dois dias de eventos para convidados neste mês de setembro. A redação fica na Casa Conceito CBA, na Alameda César Nascimento, 584, em Jurerê, Florianópolis, que agora passa a se chamar Casa Exame CBA.
“Com uma economia pulsante, o Sul do Brasil tem quase 30 milhões de habitantes e uma taxa de desemprego em torno de 3,8%, percentual menor do que a taxa dos Estados Unidos, que registra 4,2%. No ranking Melhores e Maiores da Exame, 64 empresas da Região Sul estão em posição de destaque. E, ao mesmo tempo em que tem empresas centenárias, é um celeiro de inovação com muitas histórias para contar”, destaca Rafael Martini, Editor da Região Sul na Exame. “Escolhemos Florianópolis para a nossa redação, por ser ponto central na região, e também por ser considerada um dos maiores polos de startups do Brasil”, completa.
Além da cobertura dedicada aos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a Exame Sul reforça sua missão de desenvolver o ambiente empreendedor lançando também um espaço de eventos em Florianópolis, onde receberá empresários e gestores públicos para entrevistas e debates sobre temas da econômica em conexão com a escola de negócios Saint Paul, parte do grupo Exame desde 2024.
A escolha de Florianópolis para a instalação da primeira filial da Exame é comemorada pelo prefeito, Topázio Silveira Neto:
"Florianópolis é, oficialmente, a nova casa da Exame Sul e estamos muito honrados e felizes. Afinal, uma das principais revistas do país vai nos ajudar a destacar o que faz Santa Catarina e a região Sul serem exemplos para todo o Brasil. Santa Catarina é um estado muito diversificado em sua economia e cada região tem inovado nas suas vocações. Em Florianópolis, a cidade mais competitiva do país, mais de 25% do PIB vem do setor de tecnologia. Precisamos destacar os bons exemplos das empresas daqui, que ajudam a desenvolver o país", salienta Topázio.
Gilberto Seleme, empossado presidente da FIESC - Federação das Indústrias de SC no final de agosto, dá boas-vindas ao espaço:
“A Exame Sul abre um novo espaço para discussão das questões essenciais para o desenvolvimento regional. Será uma importante vitrine para os negócios e para a ação empresarial, além de ambiente para troca de experiências e conhecimento entre os empreendedores da região Sul. Tudo isso com a credibilidade e a tradição de um dos mais relevantes veículos de economia e negócios do país”, afirma Seleme.
O novo espaço para visibilidade e repercussão da economia regional é enaltecido pelo presidente da FIERGS - Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul e vice-presidente da CNI - Confederação Nacional da Indústria, Claudio Bier:
“A iniciativa da Exame, com este projeto-piloto de cobertura focada na Região Sul, é uma prova da importância que Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná têm no contexto nacional. Nossa contribuição econômica é estratégica e decisiva e agora terá atenção diferenciada de um dos maiores títulos do jornalismo econômico do país, o que nos garante visibilidade, voz e repercussão”, destaca Bier.
Para a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), significa significa dar visibilidade à região:
“A Região Sul tem uma relevância fundamental para a economia brasileira, com perspectivas de crescer ainda mais. No caso do Paraná, somos o quarto principal polo industrial do país, com diversos setores que se destacam no cenário nacional. O lançamento da Exame Sul reconhece e dá visibilidade a todo esse potencial da nossa região”, afirma o presidente Edson Vasconcelos.
Casa Conceito CBA agora é Casa Exame CBA
Outra novidade é que a Casa Conceito CBA, em Jurerê Internacional, passa a se chamar Casa Exame CBA. O espaço, agora sede da Exame Sul em Florianópolis, reforça a presença da CBA Empreendimentos na capital catarinense e fortalece seu papel como referência no setor imobiliário premium do Sul do país. Fundada em 2015 no Rio Grande do Sul, a companhia expandiu sua atuação com projetos residenciais que unem inovação, sofisticação e valorização das pessoas, guiada por pilares como design, biofilia, inovação e localização.
A chegada à Ilha foi um marco para os fundadores, o casal Cíntia Pereira e Vinícius Billmann, que viram em Florianópolis o cenário ideal para empreendimentos de altíssimo padrão. Além da Casa Exame CBA, a empresa mantém sede na SC-401 e um espaço no shopping Villa Romana, consolidando sua estratégia de posicionamento em locais de destaque.
Segundo Cíntia Pereira, Florianópolis se tornou o lugar perfeito para desenvolver projetos que traduzem a essência da CBA: design contemporâneo, integração com a natureza e arquitetura internacional. A cidade, reconhecida pela qualidade de vida e apelo turístico, conecta-se com o propósito da empresa de criar experiências exclusivas de moradia, apresentando ao mercado imóveis capazes de unir
atemporalidade, sofisticação e bem-estar.
Com informações da Exame.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas
Quer acesso direto a mais conteúdos como este? Assine a newsletter Indústria News e receba diariamente no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn.