Revista da FIESC aponta mudanças no ordenamento da produção global

Edição de julho avalia as oportunidades para SC diante do reordenamento global da produção industrial e o crescimento da economia verde

Florianópolis, 21.7.2023 - A produção industrial passa por um reordenamento em todo o mundo. A alta concentração das cadeias de valor nos países asiáticos e conflitos crescentes entre grandes países e blocos estão motivando a reindustrialização dos Estados Unidos e da Europa, além da busca de fornecedores e parceiros em países “aliados”. Países asiáticos, por sua vez, buscam maior segurança alimentar e energética. Nesse redesenho, quais são as oportunidades para a indústria de Santa Catarina no mercado mundial? Este é o tema da reportagem de capa da revista Indústria & Competitividade, da FIESC, de julho (leia em fiesc.com.br/revista).

Ao mesmo tempo em que há mudanças na economia por causa da geopolítica, a emergência climática impulsiona a chamada economia verde, que tem como foco a descarbonização. Com recursos naturais e energéticos abundantes, o Brasil tem tudo para se tornar uma potência econômica nesse segmento, conforme demonstra outra reportagem da edição, que relata diversos casos de indústrias catarinenses que já deram passos largos em direção à descarbonização. O mesmo tema é abordado em artigo por Paulo Hartung, ex-governador do Espírito Santo e presidente executivo da associação que congrega a indústria brasileira de base florestal.

Para o País se tornar mais competitivo e aproveitar as oportunidades por meio de uma almejada reindustrialização é necessário realizar uma série de reformas econômicas, a exemplo da reforma tributária, aprovada pela Câmara dos Deputados em julho. Esta reforma será fundamental para simplificar o sistema de impostos, de acordo com Carlos Rodolfo Schneider, o entrevistado principal da edição, mas não permitirá a redução da carga tributária no país, que segue sendo a maior entre os emergentes. Para Schneider, que esteve à frente do Movimento Brasil Eficiente, o próximo passo deve ser a busca da eficiência do gasto público ao invés do foco no aumento da arrecadação, e assim abrir espaço para a redução da carga no futuro.

A edição também aborda a temática da saúde por ângulos diversos. Uma reportagem sobre transtornos mentais dá uma dimensão do problema, que é crescente no mundo do trabalho, e de que forma empresas do Estado, com o apoio do SESI/SC, estão promovendo a saúde mental em seus ambientes. A saúde também está no foco de reportagem sobre inovação que conta a história da parceria entre a BiomeHub, uma empresa de biotecnologia de Florianópolis, e o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados. O Projeto Gene, resultante da parceria, permite detectar precocemente alterações genéticas associadas a duas graves doenças degenerativas.

A revista traz ainda uma reportagem sobre inclusão social promovida pela indústria por meio da instalação de unidades fabris dentro de presídios em Santa Catarina. Apenados que trabalham recebem salários e obtém redução da pena, além de contarem com qualificação profissional, todos fatores importantes para a ressocialização.

A edição também destaca histórias de empreendedorismo como a do armador Manoel Cordeiro, de Navegantes, que superou diversas adversidades para concluir a construção de um navio-fábrica especializado no valorizado camarão-carabineiro. Os animais são capturados em profundidades de até mil metros e processados a bordo do navio Cordeiro de Deus. Outro empreendedor destacado na revista é Felipe Hansen, representante da terceira geração da família à frente da Tigre, de Joinville. Com parceria internacional e diversificação de atividades, Hansen conduz um novo ciclo de expansão do grupo empresarial.