Florianópolis, 24.04.2025 – As iniciativas do Grupo Edge, do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados e da Tatra voltadas para a indústria de defesa foram apresentadas em reunião do Conselho de Desenvolvimento da Indústria de Defesa (Condefesa) da FIESC. O encontro foi realizado na quinta-feira, dia 24, em Florianópolis, com a participação de representantes de empresas, instituições de pesquisa, Forças Armadas e Forças de Segurança.
A ER Defense, representante da fabricante tcheca de veículos especiais Tatra na América Latina, anunciou projeto de instalar uma linha de montagem em Palhoça. Segundo o CEO da ER, Eduardo Padilha, os modelos seriam inicialmente produzidos pelo método SKD (Semi Knocked Down, ou semi-desmontado, em tradução livre), onde os veículos são importados parcialmente desmontados e finalizados na unidade local.
Para um segundo momento, Padilha citou a busca por fornecedores catarinenses para componentes dos veículos. “Santa Catarina tem uma indústria forte e é capaz de produzir 100% dos componentes dos nossos veículos”, afirmou.
Atualmente, a ER Defense tem contrato para fornecimento ao Exército Brasileiro de caminhões 8x8 B-815 da linha Force. Além disso, a empresa apresentou no evento o modelo Patriot 2, para operações urbanas.
Ainda na reunião, o Brigadeiro do Ar (R1) Antonio Ferreira de Lima Júnior, diretor de negócios do Grupo Edge no Brasil, explicou que a companhia estatal dos Emirados Árabes tem como foco prover soluções para a área militar. Duas empresas do Grupo têm operações no Brasil: a Condor (atua com tecnologias não letais), localizada no Rio de Janeiro, e a Siatt (fabricante de sistemas de defesa e segurança), localizada em São Paulo.
“O único escritório do Grupo efetivamente fora de Abu Dhabi fica no Brasil porque os Emirados veem o Brasil como um grande parceiro estratégico, com relacionamento diplomático de longa data, e com uma base industrial com capacidade para responder às demandas produtivas do Grupo”, afirmou, destacando que companhia está presente em mais de 90 países.
Ainda no encontro, Renato Simão, coordenador de inovação do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, apresentou detalhes do projeto Brassat (Constelação Brasileira de Small Sats), que tem como foco o desenvolvimento de uma constelação de satélites de pequeno porte para sensoriamento remoto, com aplicações em áreas como segurança nacional, agricultura sustentável, monitoramento ambiental e proteção de fronteiras.
A iniciativa está ligada principalmente à missão número seis da da Nova Indústria Brasil, e tem como objetivo promover a soberania e defesa nacional, com investimentos em tecnologias estratégicas como radares, satélites e foguetes.
“Essa reunião foi muito feliz em trazer essas experiências. A defesa e a segurança estão sendo olhadas pelo mundo todo. É muito importante essa aproximação com a indústria porque Santa Catarina tem um ecossistema forte e pode ser um grande cluster de defesa e segurança”, afirmou o secretário do Conselho Temático da Indústria de Defesa e Segurança (Condefesa) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Márcio Guerra, que mediou o painel com a participação das empresas.
Cesar Olsen, presidente do Condefesa da FIESC, informou que em maio de 2026 será realizada a 4ª edição da SC Expo Defense e destacou o amplo trabalho que vem sendo realizado pela entidade para promover a integração e o fortalecimento da base industrial de defesa.
No encontro, realizado no dia 24, a ER Defense, representante da fabricante tcheca de veículos especiais Tatra na América Latina, anunciou projeto de instalar uma linha de montagem em Palhoça