Reunião com secretários de Estado traz perspectivas para o aeroporto de Jaguaruna

Concessão deverá ser oficializada nos próximos meses, trazendo um novo cenário de investimento e operacionalização do modal

Tubarão, 25.7.2023 - Lideranças empresariais da região Sul reuniram-se na última segunda-feira (24), em Tubarão, com os secretários de Estado, Beto Martins, da Secretaria de Portos Aeroportos e Ferrovias, e Estener Soratto Junior, da Casa Civil, para tratar do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi. A expectativa é que o edital de concessão seja lançado nos próximos meses, trazendo um novo cenário de investimento e operacionalização do modal.

Beto Martins afirmou que o processo de investimento e concessão do aeroporto está em fase final. “Vamos enviar à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) o pedido de autorização para a concessão. Saindo a autorização, estaremos com o governador para discutir com ele o lançamento do edital de concessão”, detalhou. De acordo com o secretário, estão previstas melhorias no terminal de passageiros do aeroporto e alargamento de 30x45m para receber aviões maiores. “O aeroporto é modelo, planejado desde o seu início, com o envolvimento direto da sociedade civil organizada”, acrescentou.

"Este diálogo próximo com os secretários tem sido um diferencial para nós, empresários, que há tantos anos buscamos o desenvolvimento logístico da região Sul. Da mesma forma, as entidades empresariais da região estão unidas e trabalhando juntas por este objetivo", declarou o presidente da ACIT, Gean Carlo de Bom da Silva.

O presidente da Acic, Valcir José Zanette, considera que questões como o desenvolvimento logístico, abrangendo os diversos modais, devem estar incluídas em um plano estratégico abrangente para toda a região. "Se faz necessária a participação de todos, pensando juntos o desenvolvimento do Sul", disse.

No encontro, também foram apresentados os dados e perspectivas para os modais portuário e ferroviário. "Há investimentos previstos para o Porto de Imbituba e conversas com segmentos para ampliação de suas atividades. No que diz respeito à Ferrovia, estamos em fase de estudos de projetos e encontrar alternativas de conexão da nossa malha à malha ferroviária nacional", informou o secretário Beto.

O secretário Soratto trouxe também informações sobre o Centro de Inovação, que segue em vias de conclusão.

Com informações da ACIT.