Rede voluntária coordenada pelo SENAI entrega mais de 2 mil respiradores consertados a hospitais no país

Florianópolis, 11.8.2019 – A solidariedade de mais de 700 voluntários de rede coordenada pelo SENAI fez a diferença na vida de milhares de pessoas em todo o Brasil. Desde que a pandemia do novo coronavírus atingiu o país, mais de 2 mil ventiladores pulmonares foram consertados gratuitamente e devolvidos a instituições de saúde em 24 estados e no Distrito Federal.

Os aparelhos, importantes no tratamento de doentes graves da Covid-19, estavam sem uso e foram restaurados graças à união de 28 instituições e empresas. Desde 30 de março, quando a Iniciativa + Manutenção de Respiradores passou a trabalhar, foram recebidos em todo o país 3.989 respiradores, dos quais 951 estão em manutenção e 173 passam por calibração, última etapa antes da devolução ao serviço de saúde. A maioria dos equipamentos restaurados precisava de novas peças para voltar a operar.

PARCERIA – A iniciativa conta com a participação de unidades do SENAI e dos seguintes parceiros: ArcelorMittal, BMW Group, Estúdios Globo, Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Ford, General Motors, Honda, Hyundai Motor Brasil, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e POLI-USP, Instituto Votorantim, Jaguar Land Rover, Mercedes-Benz do Brasil, Moto Honda, Nidec Global Appliance, Petrobras, Renault, Scania, SLS Hospitalar, Toyota, Troller, Usiminas, Vale, Volkswagen do Brasil, Volvo do Brasil e Whirlpool, com o apoio do Ministério da Saúde, do Ministério da Economia, do Ministério da Defesa, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Associação Brasileira de Engenharia Clínica (ABEClin).

Além do SENAI, investiram mais de R$ 4 milhões em aquisição de peças para viabilizar o reparo dos equipamentos a Petrobras, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Votorantim e a aliança Todos pela Saúde, que conta com recursos do banco Itaú, entre outros doadores.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina