Recrutadores criticam uso exagerado de inteligência artificial para fazer currículos

Queixas ocorrem em meio à homogeneização dos documentos e aumento da quantidade; Indústria News lista erros mais comentados e maneiras de evitá-los

Florianópolis, 30.09.2024 – Recrutadores de empresas de diferentes tamanhos e segmentos econômicos têm criticado o uso exagerado de inteligência artificial para fazer currículos, o que acende um alerta para quem está procurando trabalho e utiliza esta ferramenta.

As críticas ocorrem principalmente por causa da homogeneização (a IA pode fazer currículos parecidos para profissionais diferentes) e da quantidade (pela facilidade de adaptá-los a diferentes vagas, muitos trabalhadores passaram a enviá-los a mais empresas).

Na tentativa de ajudar os candidatos, a Indústria News monitorou o assunto no LinkedIn e em sites como InfoMoney e Exame, e lista abaixo os cinco erros mais comentados e maneiras de evitá-los.

1. Entusiasmo falso
Problema: textos escritos com IA podem usar adjetivos demais e uma linguagem entusiasmada, descolada da realidade, o que pode não soar como verdadeiro e prejudicar o candidato.
Solução: para contornar o problema, substitua frases grandiosas por expressões simples, que reflitam a sua identidade. Troque expressões superlativas por fatos e dados da sua trajetória profissional. Em resumo, o ideal é refletir confiança, sem ser exagerado.

2. Falta de personalidade
Problema: nas apresentações pessoais e nos resumos profissionais, a IA pode gerar textos genéricos, que não respeitam a singularidade do candidato, tornando-o mais um na seleção.
Solução: coloque elementos pessoais no currículo. Nas seções perfil ou objetivo profissional, descreva paixões, valores e o que lhe motiva no trabalho. Importante fazer isto em tom profissional.

3. Falta de trajetória profissional
Problema: recrutadores gostam de observar a evolução profissional do candidato. A IA, a partir de comandos aleatórios, pode valorizar aspectos dela, mas pecar em sinceridade ou em ordená-la de maneira incorreta.
Solução: as experiências devem ser organizadas de forma cronológica, citando tarefas e conquistas em vez de simplesmente cargos ocupados; fale das responsabilidades que teve, e dos resultados que conseguiu de maneira simples e direta. Em resumo, destaque fatos em vez de adjetivar.

4. Descrições genéricas de experiências
Problema: descrições de empregos anteriores geradas pela IA podem ser vagas e não destacar suas conquistas específicas (os recrutadores precisam saber as atividades que você exerceu nos empregos anteriores para apurar se você está apto ao cargo pretendido).
Solução: para fugir disto, foque em resultados e realizações. O método PAR (Problema, Ação, Resultado) pode ajudar. Em vez de dizer “Responsável por liderar uma equipe multifuncional, garantindo a entrega de resultados dentro dos prazos estabelecidos, promovendo a colaboração, motivação e desenvolvimento contínuo dos membros, com foco em atingir metas e otimizar processos" (esta frase foi feita com IA) diga "Diante da redução de vendas, liderei equipe de 20 pessoas; investimos em marketing, e em três meses tivemos aumento de 20%”.

5. Palavras-chave sem sentido
Problema: para driblar o algoritmo das ferramentas usadas pelas equipes de Recursos Humanos, a IA pode inserir palavras-chave artificiais e fora do contexto da vaga, além de exagerar na quantidade.
Solução: revise, cuidadosamente, as palavras-chave. Personalize-as de acordo com a descrição da vaga e com suas experiências. Lembre-se: de nada vale ter o currículo selecionado se, na hora da entrevista, suas falas e suas experiências não corresponderem ao que está escrito.

FIQUE POR DENTRO

• Muito antes de os candidatos terem acesso a ferramentas como o ChatGPT, empresas já usavam inteligência artificial em suas seleções. A plataforma Gupy, por exemplo, usa um complexo sistema, que passa pela maneira como o currículo é escrito e palavras usadas nele, para encontrar similaridades entre candidatos e vaga.
  • Para quem está procurando trabalho, uma das vantagens da IA é a possibilidade de driblar estes sistemas. Outra, menos complexa, é a melhora em ortografia e gramática (há estudos que estimam que um currículo escrito corretamente aumenta em 8% as chances de contratação).

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas