Florianópolis, 01.03.2024 - A Verallia continua reimaginando o vidro para um futuro sustentável. Dessa vez, junto aos parceiros Catarina Vidros, Associação Catarinense das Empresas Vidreiras (ASCEVI), Sindicato Intermunicipal das Industrias do Vidro, Espelhos e Cristais de Santa Catarina (SINDICAVIDROS), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e Banco de Alimentos de Santa Catarina, para criar a Campanha Vidro Solidário. Trata-se de um projeto que tem como objetivo aumentar a reciclagem de vidro plano (janelas, espelhos, box de banheiro, assim como os vidros utilizados na construção civil de fachadas, guarda-corpos, mirantes, piscinas, etc.) em Santa Catarina.
A partir de março de 2024, a empresa Catarina Vidros irá disponibilizar caçambas exclusivas para a coleta de vidro plano de vidraçarias associadas da ASCEVI e Sindicavidros-SC. Mensalmente, o volume arrecadado será pesado e convertido em reais (R$) que serão direcionados ao Banco de Alimentos de Santa Catarina, organização apoiada pela FIESC, para a compra de alimentos que serão entregues gratuitamente às entidades previamente cadastradas.
“Com a Campanha Vidro Solidário, poderemos engajar o setor empresarial na causa da reciclagem de vidro plano e ainda contribuir para o aumento das taxas de circularidade desse nobre resíduo. Esperamos engajar cada vez mais todos os setores da sociedade para contribuirmos, em conjunto, com a preservação do meio ambiente”, afirma Sofia Wurlitzer, Gerente de projetos de Responsabilidade Social Corporativa e CO2.
O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, ressalta que, além do caráter social, a campanha tem um importante papel educativo ao incentivar o reaproveitamento do insumo. “A indústria tem buscado formas de fazer a gestão dos seus resíduos de maneira sustentável. A reciclagem reduz as emissões de CO2 e a extração de matéria-prima virgem”, frisa Aguiar.
Em 2022, a Verallia produziu cerca de 17 bilhões de garrafas e potes de vidro e registrou receita de € 3,4 bilhões.
Com informações da Verallia.