Receita Federal recebe empresários na aduana em Navegantes

FIESC lidera primeiro grupo de empresas a participar do projeto Conheça Nossa Aduana e a visitar terminal da Portonave

Florianópolis, 29.04.2024 - A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) coordenou a participação de empresas catarinenses no programa Conheça Nossa Aduana, da Receita Federal. O grupo de 30 empresários estreou a visita às instalações da Portonave em Navegantes, sob a coordenação da Presidente da Câmara de Comércio Exterior, Maria Teresa Bustamante.

O objetivo da visita foi proporcionar uma visão detalhada das diversas fases de controle e fiscalização realizadas pela Receita Federal nas cargas destinadas à exportação ou importação. Os participantes foram apresentados aos pontos de atenção que devem ser observados pelos operadores para garantir maior segurança jurídica, cumprimento das normas e regras aduaneiras e principalmente imprimir fluidez ao despacho aduaneiro até o desembaraço das mercadorias.

O Gerente Comercial da Portonave, Alesandro Zen, apresentou a trajetória e planos de crescimento do terminal de cargas e destacou a importância da obra do cais atualmente em andamento. A ampliação demandou um investimento privado de R$ 1 bilhão que permitirá que o porto de Navegantes receba navios de maior porte.

Durante a visita guiada ao terminal portuário, as empresas tiveram oportunidade de observar a demonstração de verificação fiscal da carga quando parametrizada em canal vermelho, um rastreamento de identificação de droga por meio de um cão farejador, além de conhecer a área de armazenagem de carga apreendida.

O programa Conheça a Aduana visa permitir aos operadores de comércio exterior uma melhor compreensão prática da necessidade de investir em maior aprofundamento no conhecimento técnico de regras e normas aduaneiras e, principalmente, oferecer aos seus fornecedores estrangeiros e clientes em diversos mercados agilidade, eficiência e eficácia com segurança jurídica.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC