Quatro indústrias de SC conquistam 7º Prêmio Nacional de Inovação

Weg, Nugali, Nanovetores e Aquarela são as indústrias catarinenses que conquistaram o reconhecimento; premiação ocorreu durante o 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, em São Paulo

Florianópolis, 09.3.2022 - As catarinenses Weg, Nugali, Nanovetores e Aquarela estão entre as indústrias brasileiras que conquistaram o 7º Prêmio Nacional de Inovação, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O anúncio do resultado e a premiação ocorreram nesta terça-feira (8), em São Paulo, durante o 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, em São Paulo. Weg, Nugali e Nanovetores são parceiras dos Institutos SENAI de Inovação localizados em Santa Catarina e em serviços de educação da entidade.

“É um importante reconhecimento que a indústria catarinense recebe, neste momento representada por estas quatro empresas”, afirma o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar. “São companhias modernas e que têm longa tradição em inovação. Mais do que isso, investem na formação dos seus profissionais e, vale lembrar, a educação é a base para a inovação”, destacou.

O Prêmio foi composto por 15 categorias, sendo 12 delas para indústrias e três para ecossistemas de inovação. As categorias destinadas a indústrias foram as de Inovação em Produto, Inovação em Processo, Inovação em Sustentabilidade e Gestão de Inovação, para grandes, médias e pequenas empresas. As três categorias de ecossistemas de inovação foram para experiências em estágio inicial, em desenvolvimento e consolidadas.

A Weg conquistou o prêmio em Gestão de Inovação – Grandes Empresas. A Nugali e a Aquarela conquistaram as categorias de Inovação em Produto, respectivamente para médias e para pequenas empresas. A Nanovetores venceu a categoria Inovação em Sustentabilidade para Médias Empresas.

O Prêmio é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), com patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a parceria do Serviço Social da Indústria (SESI), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

::: Clique aqui para saber mais sobre o 7º Prêmio Nacional de Inovação, incluindo o case das indústrias vencedoras e aqui para ver imagens da premiação

Cases do SENAI

Os Institutos SENAI de Inovação classificaram quatro cases de inovação que estão sendo expostos no 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, em São Paulo. Ao todo, são 25 cases divididos em seis categorias: Saúde Acessível, Transição Energética, Recursos Renováveis, Economia Circular, Cadeia de Valor Digitalizada e Aliança para I4.0. Eles serão apresentados no dia 9 de março e o anúncio dos vencedores será no dia 10. Conheça cada um dos cases e como votar por meio do Linkedin do SENAI.

Os projetos desenvolvidos em Santa Catarina são:

Thermoscan - Plataforma de software de visão computacional e inteligência artificial para a detecção de pessoas febris em aglomerações.
Empresa: Opto Space & Defense
Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados (Florianópolis)

Snake Robot - "Cobra-robô" para atividades complexas de manufatura
Empresa: GM
Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura (Joinville)

Eletroredutor - Caixa de transmissão projetada para tração elétrica.
Empresa: ZEN
Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura (Joinville)

Sistema de Monitoramento de Máquinas Elétricas - sistema para detecção, localização e monitoramento de descargas parciais em estatores de hidrogeradores.
Empresa: Eletronorte
Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados (Florianópolis)

::: Clique aqui para saber mais sobre a mostra de cases do SENAI e empresas

::: Clique aqui para conhecer o 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, além de acompanhar os debates sobre o tema.

::: Clique aqui para ver imagens do 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - GECOR