Florianópolis, 02.5.2024 - A Estúdio Biologique, de Criciúma, a Maski Revestimentos, de Blumenau, e a Carbuss Indústria Catarinense de Carrocerias, de Joinville, e a Docol (com dois troféus), de Joinville, são as empresas catarinenses que conquistaram o IF Design, uma das premiações mais prestigiadas no mundo neste segmento. O reconhecimento foi entregue na noite de segunda (29), em Berlim, na Alemanha, país que sedia o Prêmio, realizado desde 1953. No total foram 11 mil produtos inscritos, originários de 72 países e que disputaram as categorias produto, comunicação e embalagem, em inúmeros setores econômicos e sociais. O Brasil se destacou com 71 premiações, três a mais que as conquistadas em 2023.
Filtro de água
A Estúdio Biologique foi agraciada na categoria produtos utensílios de cozinha, com uma reinterpretação do tradicional filtro de água de argila, considerado um dos sistemas de filtragem de água mais eficazes do mundo. Apesar da eficácia, ainda existe resistência ao amplo uso do produto. A proposta da Estúdio Biologique é um utensílio feito em cerâmica branca, não deixa gosto na água, não cria mofo e é fácil de limpar. Conforme a empresa, o design contemporâneo ressignifica o design tradicional brasileiro, desbloqueia e potencializa seu uso em ambientes urbanos, ganha novos espaços de uso e contribui para a redução do uso de embalagens plásticas. Tem efeitos benéficos para a saúde e para o ambiente. O design é assinado por Alessandra Cruz Casagrande Fretta e Gelcy Pizzolo Torquato.
Conforto e segurança
O ônibus Busscar NB1, da Carbuss, foi agraciado na categoria produto de transporte público. Na versão premiada, assinada por José Carlos Bohrer, Jorge Kolhrausch, Edson Silva, André Brodbeck e Jessica Tessari, da própria empresa, as colunas foram recuadas e os espelhos estão alinhados com o para-choque dianteiro, melhorando a visibilidade, pois o raio de viragem ficou menor e mais próximo do condutor. A asa traseira e as formas reduziram em 4,4% o arrasto traseiro. As cabines dos motoristas cresceram até 150 mm de comprimento, dando mais espaço para motoristas mais altos. A cabine possui nove saídas de ar condicionado. “Projetamos e construímos nossos assentos e criamos os padrões de nossos tecidos”, explica a empresa na defesa do projeto. “Com um controle remoto, você pode acender os faróis e luzes internas, abrir a porta e destravar o porta-malas. As luzes traseiras modulares tornam a manutenção mais fácil e barata, pois são luzes de design totalmente LED”, salienta a empresa.
Sustentabilidade
Uma alternativa sustentável de cobogós, elemento vazado utilizado na construção civil, é a proposta da Maski Revestimentos, vencedora de produtos para paredes. O Cobogó Lança utiliza resíduos têxteis industriais e urbanos 100% reciclados, demonstrando seu compromisso com a sustentabilidade. Responde eficazmente às preocupações de peso e fragilidade associadas aos tradicionais elementos ocos de betão e cerâmica, oferecendo uma alternativa mais leve e resistente ao impacto. Segundo a empresa, por permitir a personalização por meio da pintura com diversos tipos de tintas incentiva o uso duradouro e desencoraja o descarte prematuro. O processo de fabricação segue uma economia circular, utilizando materiais reciclados sem gerar resíduos. A designer Aline Siemenskoski Delgado, da própria empresa, assina o projeto.
Metais de cozinha com ozônio
As torneiras e misturadores ozonizados Docol oferecem proteção contra a contaminação de microrganismos patogênicos, como bactérias, fungos e vírus, bem como de agentes químicos como pesticidas. De acordo com dados de 2021 das Nações Unidas, 600 milhões de casos de 31 doenças de origem alimentar causam 420 mil mortes todos os anos, sendo as crianças menores de cinco anos as mais afetadas (125 mil mortes anuais). A linha de produtos de ozônio destina-se a áreas com maior risco de contaminação em espaços residenciais e públicos, em cozinhas e em ambientes clínicos/hospitalares.
A ligação indissociável entre florestas e água
A premiação coube ao estande temporário de produtos da marca catarinense Docol, para a feira "Expo Revestir 2023", maior feira de metais e louças sanitárias da América Latina. O projeto “Floresta Docol”, baseia-se na ligação indissociável entre florestas e água, na perspectiva de que o uso consciente da água é um dos principais objetivos da marca. Ao mesmo tempo, a preservação da água no planeta está diretamente ligada à preservação das suas florestas. Com base nesta ideia, os designers Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho, Matheus Seco, do escritório Bloco Arquitetos, de Brasília, projetaram um espaço expositivo que pudesse ser construído rapidamente, produzindo o mínimo de resíduos possível e utilizando um material de baixo impacto ambiental.
“Essa premiação tem muitos significados para nós: estamos felizes com as conquistas de SC e do país, com o número recorde de prêmios para o Brasil e, principalmente, por termos contribuído para uma releitura do filtro de barro, que é um ícone de nossa cultura” afirma a designer Alessandra Cruz Casagrande, sócia na Estúdio Biologique e uma das criadoras do design premiado. “E, claro, a premiação ajuda nossa marca e nosso produto a ter um reconhecimento e chegar em um número maior de pessoas. Nossa proposta favorece uma solução sustentável para água saudável de uso doméstico, pois ajuda a diminuir o uso de galões plásticos e melhora a qualidade da água, o que contribui para um mundo melhor” acrescenta Alessandra.
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC