Provedor de soluções para a indústria, SENAI é a marca mais lembrada em ensino profissionalizante

Pesquisa Top of Mind é realizada pelo Instituto Mapa em parceria com a NSC; além da educação profissional, SENAI promove a competitividade industrial, por meio de pesquisa aplicada, produtos, processos e soluções industriais

Florianópolis, 15.8.2024 – O SENAI de Santa Catarina recebeu nesta quinta-feira, dia 15, o prêmio Top of Mind como a marca mais lembrada pelos catarinenses quando o assunto é educação profissional. O evento, promovido pela NSC na sede da FIESC, reconhece empresas e instituições em 39 categorias.

A pesquisa é realizada pelo Instituto Mapa em parceria com a NSC, não possui múltipla escolha, ou seja, é possível mencionar qualquer marca preferida ou empresário que mais admira.

Com mais de 220 mil matrículas em 2023, o SENAI oferece desde cursos básicos de qualificação até cursos superiores de tecnologia, incluindo cursos técnicos e de aprendizagem industrial. “Os egressos de nossos cursos têm um índice de empregabilidade de 93%”, afirma o diretor regional, Fabrizio Machado Pereira. Ou seja, 93 em cada cem profissionais formados em cursos técnicos e de aprendizagem do SENAI/SC obtêm emprego até o final do curso ou alguns meses depois.

“A educação profissional se entrelaça com o desenvolvimento de inovação e tecnologia, outra frente de atuação do SENAI focada no fortalecimento da indústria, com uma dezena de institutos no estado e mais de 80 no Brasil”, acrescenta Pereira. Ao formar profissionais com o perfil desejado pela indústria, a instituição amplia ainda mais a empregabilidade de seus egressos.

Uma das formas de mesclar as duas frentes está no modelo de educação, no qual os estudantes são estimulados a identificar e solucionar problemas reais da indústria. A iniciativa tem o nome de “Projetos Integradores”, pois os projetos integram as diversas áreas do conhecimento necessárias a cada situação de aprendizagem. Este modelo abrange cursos de aprendizagem industrial, cursos técnicos de nível médio e cursos superiores. No caso das graduações, o trabalho se aproxima dos institutos de inovação e de tecnologia, nos quais podem ser realizadas pesquisas básicas ou aplicadas.

A proposta de ampliar seu escopo de atuação, abarcando o apoio à inovação e o desenvolvimento tecnológico, se iniciou nos anos de 1990, com a criação de Centros de Tecnologia. E ganhou impulso a partir de 2011, quando foi criada a rede de Institutos SENAI, a partir de um modelo construído a partir das experiências do Instituto Fraunhofer, da Alemanha, e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos. Ambos prestaram consultoria ao SENAI para a implantação de sua rede de inovação e de tecnologia.

Os institutos de Inovação totalizam 28 no país – três deles em Santa Catarina. Por meio de pesquisa aplicada, eles promovem o desenvolvimento de novos produtos, processos e soluções industriais customizadas. A Rede de Institutos SENAI de Inovação atua com Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em direção a soluções mais sustentáveis, formando uma rede multidisciplinar e complementar, entre si e em parceria com a academia, com atendimento às demandas da indústria em todo o território nacional e com parcerias internacionais.

Já os Institutos SENAI de Tecnologia (62 no país e sete em Santa Catarina) têm o objetivo de apoiar pequenas, médias e grandes empresas a se manterem atualizadas tecnologicamente e a fortalecerem sua presença nos mercados nacional e internacional. Esses institutos atuam fortemente na prestação de serviços técnicos especializados de metrologia e consultoria e desenvolvem soluções com base nas tecnologias existentes para criar processos e produtos, por meio das suas unidades espalhadas por todo o país.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Quer ficar por dentro das  principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. Assine.