PROTALENT: programa que conecta universidades e empresas é lançado em SC

Iniciativa é do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), entidade da FIESC; com ela, estudantes poderão colocar em prática conhecimentos teóricos

Florianópolis, 22.08.24 - O PROTALENT, programa de conexão entre universidades e empresas, foi lançado nesta quarta (21), em Joinville, durante o IEL Summit 2024. Uma iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), o programa vai promover o engajamento de estudantes e professores, de diversas áreas do conhecimento, para solucionar desafios práticos trazidos pelas empresas.

Por meio do PROTALENT, estudantes terão contato com empresas e, diante de problemas reais delas, poderão colocar seus conhecimentos teóricos em prática. Trata-se, também, de chance de criar conexões com empresas e estimular oportunidades de trabalho. As empresas, por sua vez, poderão conhecer talentos, ajudar a desenvolver profissionais e ter acesso ao que há de melhor nas universidades de Santa Catarina.

Eliza Coral, gerente executiva do IEL/SC, observa que aproximar universidades e empresas é um desafio de muitos anos. “O IEL foi criado para fazer esta conexão por meio do estágio. Com o PROTALENT, queremos melhorar a conexão. Há desafios em comum: as empresas precisam encontrar os melhores talentos, desenvolver os talentos e mostrar para os estudantes que a indústria tem tecnologia, é um lugar legal de trabalhar, tem oportunidades de crescimento. E as universidades precisam engajar os alunos, aproximar os professores de problemas práticos”, diz.

Segundo a executiva, as indústrias irão trazer seus problemas, seus desafios para serem solucionados por alunos que estejam fazendo graduação, ensino técnico ou aprendizagem industrial, ao longo do semestre. “Queremos transformar o aluno num profissional, num inovador, quem sabe alguém que vai empreender e montar uma empresa de tecnologia que possa atender à indústria e outras empresas. O IEL é o grande conector”, acrescenta.

Neste ano, o PROTALENT vai funcionar em Joinville e em Rio do Sul. No ano que vem, será expandido para as outras regiões do estado. Universidades e empresas interessadas em participar podem procurar as unidades do IEL/SC.

Sobre

O IEL/SC é um importante parceiro para o desenvolvimento das empresas catarinenses. Tem como objetivo transformá-las. Busca trazer novas ideias para as organizações por meio da troca de boas práticas de inovação e da seleção e inserção de talentos no quadro de colaboradores.

IEL Summit 2024

O IEL Summit 2024 prossegue nesta quinta-feira, 22, com diversas atrações. Entre elas, a feira de oportunidades, em que estudantes e profissionais poderão encontrar vagas de estágio, aprendizagem e entrar no radar de grandes corporações. Empresas e universidades terão a chance de atrair talentos e de mostrar seus produtos e cursos. Às 14h, será a palestra com Silney de Aquino, líder de planejamento e projetos na AMC Têxtil. O tema será “Como os jovens têm sido propulsores de inovação nas organizações”.

13h - Credenciamento
13h30min - Abertura
14h – Palestra: “Como os jovens têm sido propulsores de inovação nas organizações”, com Silney de Aquino
15h30 às 16h30 – Painel de Cases: FaberUp Boas Práticas, com as empresas AllTech e ArcelorMittal