Projetos sociais da FIESC que beneficiam casas de acolhimento do estado são premiados

Prêmio ADVB ESG reconheceu iniciativas da FIESC e do SESI voltados ao bem-estar de crianças e adolescentes que vivem em instituições de acolhimento do estado; vencedores foram divulgados nesta segunda-feira (3) e receberão o troféu em cerimônia a ser realizada no dia 25 de outubro, em Chapecó

Florianópolis, 04.10.2022 - Os projetos Tampinha do Bem, conduzido pela indústria Alcaplas, de Xanxerê, e Retalhos do Bem, promovido pela Federação das Indústrias (FIESC) em parceria com a indústria têxtil de Joinville, estão entre as iniciativas reconhecidas no Prêmio ADVB ESG. Ambas têm o apoio da FIESC e do SESI. O anúncio dos vencedores ocorreu nesta segunda-feira (4) e a solenidade de premiação será realizada no dia 25 de outubro, em Chapecó.

Além do caráter socioambiental, o projeto Tampinha do Bem beneficia entidades sociais. Com o apoio da FIESC, o programa amplia o acesso da comunidade a iniciativas que dão destino às tampinhas plásticas, pois as unidades regionais do SESI e do SENAI contam com pontos de coleta. Outros 179 parceiros contribuem com o projeto oferecendo pontos de coleta do material. Os recursos obtidos com a coleta das tampinhas subsidiam a aquisição de kits didáticos e esportivos que são entregues às casas de acolhimento que participam do programa Novos Caminhos. Desde o início do projeto já foram arrecadados 4,3 toneladas de tampinhas plásticas.

Já na iniciativa Retalhos do Bem, sobras de tecidos doados pelas empresas Tecelagem Norte Catarinense, Döhler, RVB Malhas e Hedrons Home Wear viraram  roupas de cama e travesseiros confeccionadas por voluntários. O projeto conta ainda com a parceria das empresas T&T Transportes e Distribuição, Dequech Transportes Ltda e Expresso São Miguel S.A. que fazem a logística dos materiais entre os municípios. As peças são doadas aos serviços de acolhimento atendidos pelo programa Novos Caminhos e às casas de idosos de Santa Catarina. Por meio do Retalhos do Bem, 3 toneladas de resíduos têxteis foram utilizados na produção de 4 mil peças, envolvendo 250 voluntários e impactando mais de 2,2 mil pessoas.

A empresa Daniela Tombini, de Caçador, também abraçou a causa e incentivou seus colaboradores a serem voluntários do projeto. Foram confeccionadas mais de 300 fronhas destinadas também aos serviços de acolhimento do estado.

🏅 Saiba mais sobre o Prêmio:
Ao todo, são 29 empresas reconhecidas em três categorias: Governança, Social (Social e Cultural) e Ambiental. O Prêmio ESG, antes nomeado de Empresa Cidadã, reconhece anualmente organizações catarinenses que adotam dinâmicas de responsabilidade social. Mesmo com o novo título em 2022, mantém a essência do prêmio que, desde 1999, reconhece as empresas que se destacam na área.

O prêmio ESG valoriza as instituições que trabalham incorporando a cultura social em sua dinâmica empresarial, e que entendem a importância da institucionalização da responsabilidade social como questão a ser incorporada na prática cotidiana.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC