Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Projetos evidenciam inserção do SENAI na quarta revolução industrial

Entidade abriu as portas à comunidade nos dias 21 e 22 de novembro para apresentar trabalhos desenvolvidos por estudantes e docentes e estrutura oferecida para a formação de novos profissionais; confira como foi o Mundo SENAI em Santa Catarina 


Florianópolis, 25.11.2019 – Oficinas, workshops e projetos voltados à indústria 4.0 foram as principais atrações do Mundo SENAI, que abriu as portas das unidades da instituição em todo o Brasil nos dias 21 e 22 de novembro. Gratuito, o evento desperta o interesse para formação em diversas profissões industriais e incentiva as parcerias entre indústrias e o SENAI. Além disso, mostra que a instituição está inserida e preparada para a quarta revolução industrial, com tecnologias mais complexas, que exigem novas formas de trabalho e profissionais com mais habilidades e competências.

Confira como foi o evento em algumas regiões do estado:

Sudeste - Quem visitou as unidades do SENAI da Grande Florianópolis durante o Mundo SENAI pode ver projetos que os alunos fizeram ao longo do ano: karts elétricos, estufas automatizadas, produção de jogos virtuais, entre outros. Além de preparar os jovens para o mercado de trabalho, os projetos desenvolvidos no SENAI também trazem benefícios para a população. Na unidade de São José, por exemplo, alunos da turma de desenvolvimento de sistemas criaram um aplicativo de celular para apoiar o trabalho de bombeiros de São Pedro de Alcântara. “Havia um aumento de ocorrências de casos de incêndio em casas com válvulas e mangueiras de gás vencidas. Então criamos um um aplicativo para registrar os equipamentos das residências e assim os bombeiros podem monitorar com mais agilidade os locais” diz o professor, José Ricardo Maçaneiro.

Alto Vale do Itajaí - Em Rio do Sul a programação incluiu workshops sobre as competências do século 21 e a importância de preparar os trabalhadores para a indústria 4.0, cybersegurança e o futuro das profissões. O professor do SENAI, Lucas Lenzi, abordou a mudança das carreiras na história, as profissões substituídas com a colaboração de tecnologias, as exigências do mercado de trabalho para o futuro e o uso intensivo dos recursos digitais. Estudantes do curso superior em Design de Moda realizaram desfile em parceria com a Unidavi e o Sinfiatec. As peças produzidas serão vendidas durante o Brechó Universitário, nos dias 27 e 28 de novembro. Na sexta-feira (22), foi realizada a gincana dos alunos da Aprendizagem Industrial e o 4º FIESC Talks Innovation, evento que debateu transformação digital, soluções para inovação e competitividade e microcrédito para novas empresas. 

Litoral Sul – Em Tubarão, o prefeito Joares Ponticelli, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Giovani Bernardo e o presidente da Fundação Municipal de Educação, Maurício da Silva, conheceram o programa Geração 2050. O programa é fruto de uma iniciativa que envolve a prefeitura de Tubarão e o SENAI. O projeto visa fomentar o setor tecnológico local, desenvolvendo softwares, sempre com um olhar atento para o futuro da tecnologia. O programa é integrado por alunos da rede municipal de ensino do oitavo e nono ano.

Vale do Itajaí – Em Brusque, visitantes participaram de diversas oficinas nos cursos técnicos de mecânica, eletromecânica, eletrotécnico, EAD, segurança do trabalho e meio ambiente, desenvolvimento de sistemas, têxtil e de vestuário, entre outras. Sandra Alflen, mãe do Vinicius, de 12 anos de idade, aproveitou para conhecer as atividades que o filho desenvolve na escola. Ele integra a equipe de robótica do SESI. 

Vale do Itajaí-Mirim - Em todas as salas de aula do SENAI de Itajaí, a comunidade participou de oficinais profissionalizantes, animação, produção de GIF, podcast, jogos digitais, além de conferir as competições de robótica. O evento também chamou a atenção para a prevenção de acidentes no trânsito. Profissionais prestaram assessoria jurídica gratuita. Um desfile apresentou coleções produzidas por alunos do curso de design de moda. O atleta paraolímpico Flávio Reitz, que disputou os jogos em 2012, em Londres, e a influenciadora Mariana Cândido, que é deficiente visual, participaram das atividades na cidade. 

Centro-Norte – O Mundo Senai apresentou projetos inovadores nas unidades de Caçador, Videira, Fraiburgo, Porto União, Canoinhas e Curitibanos. Em Caçador foram apresentados mais de 20 projetos que buscam solucionar problemas nos parques fabris, inovar nos processos produtivos, aproximar pessoas e empresas e incentivar o conhecimento técnico e científico. Estudantes também apresentaram projetos inclusivos, como o balanço para pessoas que usam cadeira de rodas. O protótipo deverá ser implantado no Parque Central de Caçador para uso experimental. Outro projeto é um guincho para acamados que funciona sem a necessidade de energia elétrica. O modelo exposto no Mundo SENAI será doado para uma instituição de caridade. 

Planalto-Norte – Nesta edição, gestores escolares conheceram os projetos desenvolvidos por alunos e docentes do Senai de São Bento do Sul. Eles participaram de palestra sobre relações humanas, oficinas de costura e de robótica, conheceram a estrutura do SENAI, incluindo os laboratórios de química, marcenaria, elétrica predial e mecânica industrial. Segundo a diretora da Escola de Educação Básica São Bento, foi ótimo vivenciar essa união entre teoria e prática. “Foi muito bonito ver nossos ex-alunos do fundamental, agora como estudantes do SENAI, criando e produzindo. É maravilhoso”, destacou Zuleica Voltolini.

Oeste - Um boné com aviso sonoro para cegos, um bafômetro que libera a ignição dos veículos, um robô que detecta objetos e desvia (desenvolvido para ser utilizado em carros autônomos), uma sala para refletir sobre o impacto da tecnologia e outra apresentando a indústria 4.0. Esses foram alguns dos mais de 50 projetos expostos no Mundo SENAI em Chapecó. Na sala da indústria 4.0, os alunos do curso de Aprendizagem Industrial em Assistente Administrativo apresentam um histórico sobre as três revoluções industriais por meio de um vídeo exibido em óculos 3D. No computador, eles mostram tecnologias como inteligência artificial, impressão 3D, drones, blockchain, realidade aumentada e sua aplicação na indústria. A J da Luz, de Chapecó, apresentou soluções em sensoriamento, armazenamento de dados em nuvem e big data. A Altus, de Caxias de Sul, trouxe um sistema de monitoramento online com o qual é possível supervisionar uma planta industrial em tempo real por meio de celular, tablet ou computador. A 3D Cloner, de Chapecó, exibiu tecnologia de programação e fabricação em 3D, com impressão em diversos tipos de materiais para os diferentes setores industriais.

Alto Uruguai Catarinense -  Em Concórdia, vários trabalhos foram apresentados à comunidade, como um aplicativo de controle de gestão, práticas de iniciação profissional, usina e manutenção mecânica, lançamento de foguetes, ciências da natureza, sistemas automatizados, sistemas elétricos, pneumáticos e eletropneumáticos, demonstração de saúde e segurança do trabalho, maquetes topográficas, projetos arquitetônicos, desenvolvimento de softwares e manutenção de computadores. 

Extremo-Oeste – Alunos da Unidade de São Miguel do Oeste se pautaram na inovação, com o uso de automação, programação e robótica nos projetos apresentados. Um exemplo é a casa automatizada, desenvolvida por alunos do curso de qualificação profissional, e que envolve vários cursos técnicos, como redes, programação e automação. Ao comando de voz do proprietário, a residência realiza diversas tarefas solicitadas. Outro projeto apresentado foi a mesa de pebolim automatizada, com o uso de controles que acionam o sistema que opera a mesa. Os estudantes aplicaram conhecimentos de automação industrial, pneumática e elétrica. No setor automecânico, alunos refizeram toda parte mecânica de um veículo e desenvolveram uma tinta especial para a pintura.

Com informações das assessorias de imprensa das Vice-presidências da FIESC. 


Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
imprensa@fiesc.com.br | 48 3231 4244
 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn