Projeto integrado pelo SENAI planeja ecossistema de inovação na Capital

Segundo workshop da iniciativa do Sebrae/SC e da Fundação Certi ocorreu nesta quinta-feira (14) na sede da Federação das Indústrias; objetivo foi avaliar o nível de maturidade do ecossistema existente

Florianópolis, 14.4.2022 – O segundo workshop do Projeto para Planejamento de Ecossistema Local de Inovação, que tem o apoio do SENAI e é liderado pelo Sebrae/SC, ocorreu nesta quinta-feira (14), na sede da Federação das Indústrias (FIESC). No encontro, os participantes avaliaram o nível de maturidade do ecossistema existente e estabeleceram os próximos passos do projeto que terá mais cinco etapas: identificação dos pontos de melhoria, plano de intervenção, organização da intervenção, atuação conjunta dos atores e monitoramento do ecossistema.

O diretor regional do SENAI, Fabrizio Machado Pereira, frisa que inovação é a palavra de ordem. “Temos um ecossistema reconhecido, já estabelecido e pulsante, e precisamos atuar colaborativamente para fortalecê-lo cada vez mais. Por isso, somos parceiros de iniciativas como esta e colocamos nossa expertise à disposição da sociedade”, afirma.

Luc Pinheiro, diretor de operações empresariais do Sebrae/SC, lembra que “há muitos atores e diversas iniciativas vencedoras nessa linha, porém é preciso ampliar a sinergia, pois hoje a competição é por talentos e não mais por hardwares e softwares”.

Heverson Feliciano, do Sebrae de Londrina (PR), participou de forma remota do workshop e relatou a experiência conduzida na cidade paranaense com a consolidação do ecossistema deles. “Por ser um dos mais consolidados do país, Florianópolis foi referência para o trabalho que desenvolvemos aqui. Nossas ações mobilizaram atores locais e resultaram em mais de 300 startups e 26 novos cursos de engenharia que formam mil engenheiros por ano”, comentou.

O Projeto para Planejamento de Ecossistema Local de Inovação surgiu ao ser identificada a importância de adotar estratégias de atuação relacionadas ao grau de maturidade do ecossistema, ao desenvolver esforços  de  estimular, gerar e consolidar empresas inovadoras. A metodologia promove ações planejadas e integradas, para que os resultados sejam maximizados e se reduza o tempo de consolidação de empresas inovadoras.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC