Projeto Histórias da Indústria conta a trajetória de Ruy Hülse

Aos 90 anos, o engenheiro de minas é presidente do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc)

Florianópolis, 17.6.2016 – A nova edição do programa Histórias da Indústria, da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), conta a trajetória de Ruy Hülse. Filho de Heriberto Hülse e de Lucília Correia Hülse, o criciumense é engenheiro de minas. Foi deputado estadual e prefeito e Criciúma. Atualmente, é o presidente do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc). O vídeo será apresentado na reunião de diretoria da FIESC, nesta sexta-feira (17), em Florianópolis.

Ruy é formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e retornou a Criciúma para trabalhar como engenheiro nas minas de carvão. Posteriormente, foi deputado estadual por três mandatos, de 1954 a 1965, quando elegeu-se prefeito de Criciúma, em uma eleição muito disputada, em que venceu por 72 votos. Em 1968, criou a Fundação Educacional de Criciúma (Fucri), que deu origem a atual Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (Unesc).

Por 20 anos, foi diretor industrial e comercial do Grupo Cecrisa e depois voltou às suas origens, a atividade carbonífera, quando assumiu a presidência do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc).

Natural de Criciúma, Ruy nasceu no dia 07 de fevereiro de 1926. Formou-se em engenharia de minas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi deputado Estadual de Santa Catarina de 1955 a 1967. Atuou como residente da Assembleia em 1957 e 1º vice-presidente em 1960. Assumiu a prefeitura de Criciúma, de 1966 a 1970. E, atualmente, preside o Siecesc (Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina).

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp