Projeto do Grupo Jurerê amplia inovação no mercado de café

Iniciativa recebeu consultoria do IEL, entidade da FIESC, para a captação de recursos junto ao banco de desenvolvimento; os resultados são produtos mais sustentáveis e pioneiros neste segmento de cafés funcionais

Florianópolis, 1º.12.2020 - Com embalagens sustentáveis e melhor desempenho funcional, o Drip Coffee Bag, do Grupo Jurerê, promete balançar o mercado de café. O produto passou por processo de inovação que contou com a consultoria do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), entidade da FIESC, para a captação de recursos junto à Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e à Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (BADESC).

Micheli Poli Silva, diretora comercial do Grupo Jurerê e vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café, explica que o projeto surgiu do anseio por uma indústria mais sustentável. “Nosso drip coffee bag é feito com matéria-prima importada do Japão e não-reciclável. Queríamos um produto que fosse possível reciclar ou fazer a compostagem e assim iniciamos nossos estudos com recursos próprios em busca de uma solução”, conta.

O projeto avançou e exigiu investimentos em máquinas e equipamentos adaptados. “Procuramos o IEL que nos auxiliou com a elaboração do projeto para a captação de recursos junto ao governo federal e, assim, avançamos no desenvolvimento de um produto pioneiro no mercado”, completa Michele, informando que a obtenção de patente do produto deve ocorrer em fevereiro de 2021. As embalagens têm menor impacto no meio ambiente e possuem produção 100% nacional.

Outra frente de inovação do Grupo é o projeto de alimentos e bebidas à base de cafeína chamado Thermocoffee, que busca entregar melhor desempenho funcional e trazer benefícios à saúde, por meio de produtos naturais e sem aditivos químicos. “Atendemos mais de 60 clientes e queremos fornecer com uma estrutura moderna e sustentável. Com os projetos que implementamos, nossa estimativa é reduzir o custo de produção de 25 a 30%”, contabiliza Michele.

::: Apoio na busca de crédito
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) tem atuado intensamente para auxiliar as indústrias a obter crédito, seja por meio de consultoria especializada, ou com o Núcleo de Apoio ao Crédito (NAC). A consultoria para a captação de recursos inclui a elaboração de projeto a ser submetido aos bancos de desenvolvimento, como o BRDE, Badesc, FINEP e BNDES. A documentação detalha a inovação a ser implementada e a aplicação dos valores requeridos pela empresa.

Por meio do Núcleo de SC é possível ter acesso a linhas de crédito do BRDE, BADESC, BNDES e FINEP, além de outras instituições, a exemplo das fintechs. Lançado em plena pandemia, o NAC-SC já atendeu 380 empresas e obteve R$ 190 milhões em solicitações de crédito.

Mais informações podem ser conferidas no portal do NAC ou no escritório de captação de recursos do IEL.