Projeto de Instituto SENAI potencializa agricultura de precisão

Sistema foi selecionado como um dos três projetos mais inovadores em premiação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii)

Florianópolis, 14.12.2023 – Um sistema que detecta o desenvolvimento de cultivos agrícolas em imóveis rurais, desenvolvido pelo Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, foi selecionado como um dos três projetos mais inovadores no Prêmio de Reconhecimento de Unidades Embrapii. Realizado pela primeira vez pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, a premiação considerou as Unidades Embrapii e seus pesquisadores que, por meio de projetos, comprometimento, resultados e desempenho, cumpriram um papel fundamental junto à organização na promoção da inovação no Brasil e no enfrentamento dos desafios econômicos e sociais do país. Os vencedores foram anunciados, em Brasília, nesta quarta-feira (13), durante o Encontro Anual de Unidades Embrapii, no SESILab.

O projeto que obteve destaque nacional aplica técnicas avançadas de inteligência artificial para monitorar, avaliar e fiscalizar lavouras por meio de imagens de satélites. O sistema permite identificar culturas agrícolas e prever estimativas de produção e épocas de colheita, possibilitando uma gestão mais eficiente dos insumos e fertilizantes aplicados.

Eficiência agrícola

A solução desenvolvida pode ser utilizada também em outros ramos, tais como o monitoramento de áreas de preservação, reservas florestais e fontes hídricas. Assim também, pode ser utilizado para determinar áreas com potencial de produção, áreas com erosão, vigilância sanitária e urbana.

“Além de atender a empresa demandante, essa iniciativa contribui para o desenvolvimento da tecnologia agrícola do país, aprimorando a capacidade de monitoramento de riscos ambientais, sociais e financeiros do setor”, afirma o diretor regional do SENAI/SC, Fabrizio Machado Pereira. “Ele amplia a segurança na tomada de decisão, potencializando o aumento da receita e a abertura de novas oportunidades de mercado”, acrescenta.

O pesquisador-chefe do Instituto de Sistemas Embarcados, Paulo Violada, lembra que o projeto está alinhado a políticas de Estado relacionadas à sustentabilidade e à eficiência na agricultura, contribuindo para a segurança alimentar, redução do impacto ambiental e fortalecimento da produção agrícola nacional. Assim, o projeto ajuda a reduzir a dependência externa e promove práticas agrícolas mais eficientes”, explica Violada.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - GECOR