Projeto de escola em tempo integral é lançado em Jaraguá do Sul

No contraturno escolar, estudantes do nono ano da rede municipal terão aulas profissionalizantes no SESI e no SENAI; 600 de 26 escolas serão atendidos

Florianópolis, 27.06.2024 – A prefeitura de Jaraguá do Sul lançou nesta quinta (27) projeto que, com aulas no SESI e no SENAI, leva escola em tempo integral a estudantes do nono ano da rede municipal de ensino.

De segunda a sexta, no contraturno escolar, os alunos terão oficinas especiais no SESI e no SENAI, contratados pelo município por serem referência em educação profissionalizante.

O acordo prevê cursos de tecnologia e robótica; ciências e invenções; comunicação e mídias; matemática e games; vestuário, elétrica, mecânica, eletrônica, informática e química; projetos de inovação e empreendedorismo.

De início, segundo a prefeitura, o projeto atenderá 141 estudantes das escolas Gertrudes Milbratz, Albano Kanzler, Jonas Alves de Souza, Helmuth Duwe, Ricieri Marcatto, Renato Pradi e Henrique Heise. Depois será ampliado para todas as 26 escolas da rede, atingindo 600 estudantes.

A prefeitura não estimou data, mas informou que pretende levar o projeto a turmas de oitavo, sétimo e sexto anos por entender que o reforço desenvolve habilidades e ajuda na escolha de profissões.

CERIMÔNIA

O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, participou do lançamento. Ele avalia que o projeto contribui com o desenvolvimento escolar e profissional dos estudantes. “Estes alunos estão tendo uma oportunidade única, de se prepararem para um futuro promissor.”

O diretor de Educação e Tecnologia da FIESC e diretor regional do SENAI, Fabrizio Machado Pereira, destacou que cursos e oficinas oferecidos por SESI e SENAI estão conectados com as necessidades do mercado. “Nosso compromisso, aqui e em todas as cidades, é formar profissionais capazes e qualificados.”

Fabrizio lembrou que a metodologia utilizada interliga ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática, e tem foco na aplicação prática da aprendizagem.

O vice-presidente da regional Norte da FIESC, Célio Bayer, o prefeito de Jaraguá do Sul, José Jair Franzner, a secretária de Educação, Iraci Müller, autoridades locais e convidados também participaram do evento.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas