Florianópolis, 30.11.2021 - O projeto de um bife impresso em 3D, desenvolvido em parceria entre acadêmicos de Chapecó e Joinville foi o vencedor da etapa estadual da Mostra Inova SENAI, realizada de forma on-line, na segunda-feira, dia 29. O InnovanMeat é uma formulação à base de proteínas vegetais fabricada com impressão 3D e está em desenvolvimento por estudantes dos cursos superiores de Tecnologia em Alimentos (de Chapecó) e de Tecnologia em Mecatrônica Industrial e em Fabricação Mecânica (de Joinville). A mostra reuniu 121 inovações de todo o estado.
“O estímulo à inovação nos cursos do SENAI é uma estratégia para a formação de profissionais criativos e focados na solução de desafios da indústria”, comenta o diretor regional do SENAI e diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira. Ele salienta que algumas das iniciativas já estão sendo articuladas para a aplicação na indústria.
Houve empate no segundo lugar, entre estudantes das Faculdade SENAI de Jaraguá do Sul e de Chapecó. Os projetos são, respectivamente, um kit que converte bicicletas convencionais em elétricas e uma embalagem bioativa para alimentos, com ação antimicrobiana.
O kit de eletrônica móvel e programação, de estudantes da unidade de São José, ficou na terceira colocação. Em formato de robô, o kit tem o propósito de proporcionar uma experiência atrativa e intuitiva e despertar o protagonismo dos estudantes. O projeto envolveu estudantes do ensino médio integrado (em parceria com o SESI), curso de desenvolvimento de sistemas, técnico em eletrônica e de aprendizagem industrial.
Os projetos classificados nas três primeiras colocações disputarão a etapa nacional.
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC