Florianópolis, 07.07.2025 - O SENAI foi finalista do prêmio BRICS Solutions Awards com projeto que visa desenvolver um tecido resistente, suave e pronto para a produção industrial a partir da fibra do caule da bananeira. O Banana Têxtil foi desenvolvido pelo Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil, Vestuário e Design em parceria com empresas como a Musa da Terra, Eurofios, Altenburg e Pacoa Eco.
▶️ Saiba mais sobre o projeto:
Para o diretor-regional do SENAI, Fabrízio Pereira, a indicação do projeto Banana Têxtil ao BRICS Solutions Awards é o reconhecimento da capacidade catarinense de inovar com propósito. “Transformamos um resíduo agrícola em uma solução de alto valor para a indústria da moda, unindo sustentabilidade, tecnologia e inclusão produtiva. Essa conquista reforça o papel do SENAI como articulador de iniciativas que reposicionam o Brasil no cenário global da bioeconomia”, frisa.
Jairo Dias, que coordena o Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil, Vestuário e Design, explica que a pesquisa e o desenvolvimento dos projetos têm a premissa de resultar em aplicações para o setor industrial. “Nosso objetivo é sempre fortalecer a nossa indústria por meio da inovação”, destaca.
O BRICS Solutions Awards é iniciativa do Conselho Empresarial do BRICS (BRICS Business Council) em parceria com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais (IBREI). A premiação reconhece soluções tecnológicas sustentáveis com alto impacto socioeconômico. Acompanharam a cerimônia o gerente de operações dos Institutos SENAI de Tecnologia, Fábio Karnopp, e a pesquisadora responsável pelo projeto Banana Têxtil, Vera Lúcia Vogel Faustino dos Santos.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas
Quer acesso a mais conteúdos como esse? Assine a newsletter Indústria News e receba direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn.