Florianópolis, 26.10.2015 – O SESI/SC, entidade da FIESC, apresenta nesta semana três programas, realizados em parceria com indústrias catarinenses, no Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida (ABQV). Os trabalhos, todos desenvolvidos com foco na saúde dos trabalhadores da indústria, estimulam as empresas a investirem na promoção da qualidade de vida, bem-estar e ambientes favoráveis ao desenvolvimento humano.
O programa de Gerenciamento do Stress, implementado na Sincol, de Caçador, atendeu cerca de 340 trabalhadores com o objetivo de minimizar os problemas decorrentes do stress, que comprometem a produtividade e a qualidade de vida dos industriários. A iniciativa, classificada como melhor case no Congresso da ABQV, permitiu o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento e intervenções que ajudam na mudança de comportamento das pessoas, além de auxiliar a empresa na identificação das principais fontes que causam o stress dentro da organização. A partir desta iniciativa, houve um aumento considerável no número de pessoas que se declararam sem stress, de 1,10% para 58,3%. Além disso, aqueles que estavam em fase de quase exaustão causada pelo stress, baixou de 17,6% para 3,3%. O programa ainda rendeu à Sincol o Prêmio Daniel Lipp, concedido no 5º Congresso Internacional de Stress em São Paulo no mês de maio.
Monitoramento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis é outro programa que será apresentado no congresso. Desenvolvido em parceria com a BrF, de Concórdia, fez o trabalho de diagnóstico de saúde e estilo de vida, hipertensão, diabetes e obesidade. A iniciativa ofereceu uma solução integrada de cuidados em saúde para aqueles que tiveram doença crônica diagnosticada. As ações de combate à doença incluíram consultas médicas, com nutricionistas e educador físico. Mais de 640 pessoas participaram das ações que apresentaram resultados na melhora na qualidade de vida dos trabalhadores, refletindo, inclusive, na diminuição do absenteísmo.
O projeto Atenção Nutricional atendeu cerca de 300 trabalhadores de indústria do oeste catarinense. A iniciativa estimulou a adoção de um estilo de vida mais saudável, por meio da mudança dos hábitos alimentares e buscou, por meio da educação nutricional, a melhora da qualidade de vida do trabalhador para redução do absenteísmo e aumento da produtividade. A ação totalizou uma redução de peso de 680 quilos e eliminação de 1157,8 centímetros de circunferência abdominal.
O Congresso
O XV Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida ocorre de 25 a 28 de outubro no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, e discutirá o tema “Inovação, Produtividade e Qualidade de Vida: Projetos, Boas Práticas, Tendências e Oportunidades”. O encontro, que anualmente reúne especialistas nacionais e internacionais, inclui na programação quatro cursos pré-congresso, palestras, debate e talk shows, além da Expo Qualidade de Vida. O Congresso contou com a palestra “Como inovar, empreender e promover a qualidade de vida das pessoas”, proferida por Marco Aurélio Raymundo (Morongo), fundador da Mormaii. Reconhecido como o maior evento de qualidade de vida no Brasil, inclui ainda em sua programação a premiação dos melhores cases empresariais por categoria.
Assessoria de Imprensa – FIESC
48 3231-4671 / 8421-4224
mirianemc@fiesc.com.br