Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Programa Travessia é apresentado em Pinhalzinho e Caçador

Encontros foram realizados nesta quinta-feira, e debateram estratégias para mobilizar, reinventar e transformar a indústria catarinense

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) apresentou em Pinhalzinho e Caçador os próximos passos do programa Travessia, que visa debater a reinvenção das indústrias, melhoria do ambiente de negócios, exploração de novos mercados, qualificação de trabalhadores e desafios da infraestrutura e investimentos. Os encontros foram realizados no dia 1° de julho e integram agenda da FIESC nas regiões Oeste e Meio-Oeste, realizada ao longo da semana.  

 Em Pinhalzinho, o encontro contou com a presença do presidente da FIESC Mario Cezar de Aguiar, dos vice-presidentes regionais Astor Kist e Waldemar Antônio Schmitz, do superintendente do IEL/SC e diretor de inovação e competitividade da FIESC, José Eduardo Azevedo Fiates, e do diretor regional do SENAI/SC e diretor de educação e tecnologia da Federação, Fabrizio Machado Pereira, além de prefeitos e lideranças empresariais da região. 

Aguiar observou que Santa Catarina é o sétimo estado com a maior arrecadação de tributos federais, porém, o 24º no retorno de recursos transferidos pela União. “Temos muitas potencialidades, mas temos perdido investimentos por falta de uma infraestrutura adequada. Entendemos que é nossa obrigação, como entidade, mostrar aos governantes essas deficiências e trabalharmos de maneira conjunta na busca de soluções”, frisou, ao citar como exemplo que o estado possui cinco portos marítimos, com a segunda maior movimentação de containers do Brasil. “Porém, os portos são desprovidos de rodovias adequadas e ferrovias para o escoamento da produção”.

O presidente da FIESC anunciou também que a entidade vai investir na infraestrutura de educação e saúde do SESI e SENAI nos próximos quatro anos. Aguiar reforçou que o Oeste também será beneficiado com os projetos. “Serão investimentos do SESI e do SENAI para que a região seja referência nos serviços prestados”, acrescentou Pereira.

O vice-presidente regional oeste Waldemar Schmitz realçou que a FIESC atua em prol de toda a comunidade. “Trabalhamos para ampliar a competitividade da indústria catarinense, mas isso se reflete em melhorias para todos. Os dirigentes da Federação conhecem o estado, as peculiaridades de cada região e desenvolvem ações para superar os desafios que se apresentam”, salientou. 

O vice-presidente da entidade para o Extremo Oeste, Astor Kist, destacou as razões do desenvolvimento econômico catarinense. “Não é de graça que Santa Catarina é destaque nacional. Isso é fruto das nossas empresas e das pessoas que estão à frente da FIESC, uma entidade séria e respeitada que trabalha para ampliar o desenvolvimento e oferecer subsídios para superarmos momentos difíceis como esse da pandemia”, afirmou.

De acordo com o superintendente do IEL/SC e diretor de inovação e competitividade da FIESC, José Eduardo Fiates, momentos históricos extremos, como o ocasionado pela pandemia, provocam antecipação do futuro, aceleração de mudanças e acentuação de prioridades. Esses períodos exigem investimentos e crescimento, reduzem as barreiras para o processo de mudança e proporcionam maior interação entre nações. “Estamos vivendo um momento de reinvenção e de transformação. São necessários objetivos audaciosos e grandes projetos. Períodos como esse também estimulam uma causa comum e a nossa causa é: queremos que Santa Catarina seja referência nacional. Assim nasceu o Programa Travessia. Queremos que o destino da travessia pela crise seja um estado mais desenvolvido”, enfatizou.

O diretor destacou que o programa vê Santa Catarina como um ecossistema, que integra a reinvenção da economia, com empresas competitivas e inovadoras, com infraestrutura, ambiente favorável aos negócios e capital para empreender, aliado ao desenvolvimento e crescimento econômico, ambiental, social, cultural e de ciência e tecnologia.

O vice-presidente regional da FIESC para o centro-norte, Leonir Tesser, comentou ser um privilégio receber a visita do presidente Aguiar, ainda mais quando se fala de novos desafios e novas propostas para Santa Catarina e a região de Caçador. “Agradeço por estarem aqui e juntos apresentarem estes estudos, pois isso faz a diferença. A indústria de base florestal de Caçador atua com todas as partes do mundo. Precisamos estar atentos às tendências e fortalecer cada vez mais o setor industrial caçadorense diante do novo cenário que surgiu”.
Encerrando as atividades, o 1° vice-presidente da FIESC, Gilberto Seleme, destacou a qualificação da mão de obra para a indústria. “As qualificações precisam acontecer e se não fizermos isso agora, faltará mão de obra. Caçador é um município com um crescimento fora da curva no ramo industrial, sendo a quarta cidade com maior número de exportação no Estado. Se a sociedade for parceira, novos investimentos virão rapidamente com a FIESC para ampliação do parque educacional, como é o caso do Senai, e com isso poderemos dar o suporte necessário em mão de obra para atrair novas empresas e ampliar o desenvolvimento”. 

Emprego: Ainda no evento em Caçador foi lançada a plataforma Caçador + Empregos. O convênio de formalização da parceria foi assinado entre a FIESC e a Prefeitura. Caçador é a segunda cidade do Estado a ter esta plataforma.

O Portal foi lançado com intuito de beneficiar o cidadão. É uma iniciativa da Prefeitura de Caçador em parceria com FIESC, SENAI e outras entidades. O objetivo é fomentar e estimular a economia, não somente através da divulgação das oportunidades de emprego, mas da preparação e da qualificação profissional, auxiliando assim toda a cadeia produtiva. Na plataforma, o cidadão pode cadastrar seu currículo, conhecer oportunidades de trabalho e ainda inscrever-se para cursos de capacitação, aumentando suas habilidades e melhorando suas possibilidades de entrar e permanecer no mercado de trabalho, descobrindo novas experiências e assim elevando e fortalecendo sua dignidade e autoestima.

Clique aqui e acesse o site

 

Com informações da MB Comunicação e da assessoria de imprensa da Fiesc na região centro-norte. 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn