Florianópolis, 04.09.2025 - O programa Tampinha do Bem, realizado pela Alcaplas, do empresário Alceu Lorenzon, em parceria com a FIESC, foi destaque nesta quinta-feira (4) no Encontro Nacional do Programa Novos Caminhos, em Brasília. A iniciativa mostra o poder transformador da ação conjunta da indústria e do judiciário.
Os detalhes da atuação da FIESC foram apresentados pela gerente-executiva de Relações Trabalhistas da Federação, Maria Antônia Amboni. Atualmente, são 150 pontos de arrecadação em todo o estado, instalados em unidades do SESI, SENAI, farmaSESI e empresas parceiras. O programa alia sustentabilidade e solidariedade, mobilizando a sociedade para a coleta de tampinhas plásticas e, agora, também de lacres de alumínio.
Em quatro anos de execução, o Tampinha do Bem beneficiou cerca de 400 projetos sociais, possibilitando desde a aquisição de materiais esportivos até o financiamento de ações de formação e bem-estar.
O programa não apenas estimula a destinação correta de resíduos, mas também fortalece iniciativas sociais em todo o estado, impactando diretamente a vida de centenas de jovens.
PARCERIA
O Novos Caminhos foi criado em 2013 em parceria entre FIESC, Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e Associação Catarinense de Magistrados (AMC).
Desde o início, o programa atendeu 9,2 mil pessoas, viabilizou 16,5 mil matrículas em educação básica e cursos profissionais e encaminhou 2 mil jovens ao mercado de trabalho.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas
Quer acesso a mais conteúdos como esse? Assine a newsletter Indústria News e receba direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn.