Programa Novos Caminhos certifica adolescentes e empresas apoiadoras

FIESC, Tribunal de Justiça (TJ-SC) e demais parceiros realizam em todo o estado a certificação dos jovens que concluíram formações ao longo de 2022 e homenageiam empresas apoiadoras da iniciativa

Florianópolis, 3.3.2023 - O Programa Novos Caminhos está certificando adolescentes que concluíram formações ao longo de 2022 e homenageando empresas que oportunizaram a inserção dos adolescentes do programa no mercado de trabalho. Os eventos, promovidos pela Federação das Indústrias (FIESC), Tribunal de Justiça (TJ-SC) e demais parceiros, ocorrem em todo o estado. Nesta semana, Tubarão, Braço do Norte e Criciúma realizaram as homenagens.

O diretor do Foro da Comarca de Tubarão e juiz, Eron Pinter Pizzolatti, conta que teve a oportunidade de conhecer o programa e o trabalho realizado por todos os voluntários e empresas. “Gostaria de agradecer a todos que apoiaram estes jovens e que hoje estão aqui. Os desafios são grandes e sabemos disso, mas não podemos desistir, foi com a perseverança de vocês que hoje chegamos até aqui”, destacou Pizzolatti.

Para o vice-presidente da FIESC Litoral Sul, Alexsandro da Cruz Barbosa, este é um momento de suma importância. “Todo esse movimento vem ao encontro do que a Federação acredita. Inserir esses jovens no mercado de trabalho e acreditar que podemos, sim, mudar a vida das pessoas por meio da educação. Com a ajuda de todos os parceiros podemos proporcionar um lugar melhor na sociedade para esses adolescentes”, frisou, na cerimônia em Tubarão.

De acordo com o juiz da vara da Infância e da Juventude de Criciúma, Pablo Vinicius Araldi, o Programa Novos Caminhos é reconhecido pelo importante papel que desempenha. “São nove anos de trabalho e de muito crescimento em prol dos adolescentes e jovens. Ao longo desses anos, o programa evoluiu, cresceu em quantidade de cursos oferecidos, de pessoas envolvidas, voluntários, empresas que investem e está cada vez mais consolidado. Nós só temos a agradecer a todos que acreditam nele, um programa muito realista que intervém realmente onde é necessário, dando direcionamento, capacitação e emprego a esses jovens que com 18 anos precisam ser adultos e gerir a própria vida”, garante.

Além das empresas, são homenageados também cidadãos que, de alguma maneira, contribuíram com os serviços de acolhimento, seja por meio de doações, serviços prestados ou apadrinhamento.

Sobre o programa Novos Caminhos

O programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (Ceij), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), juntamente com a AMC e a FIESC. Também integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB-SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).

Em 2022, três novas instituições passaram a apoiar esse projeto: a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) - Administração Regional de Santa Catarina; o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC); e o Serviço Social do Comércio (SESC/Fecomércio).

Com informações das assessorias de imprensa regionais da FIESC.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC