Programa Fundo Social é tema de evento promovido pela FIESC com lideranças da Grande Florianópolis

Florianópolis, 24.11.2021 - A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) promoveu na terça-feira, 23, um evento virtual para apresentar aos empresários da região Sudeste o Programa Fundo Social e esclarecer dúvidas sobre o uso dos incentivos fiscais em prol de projetos sociais. O encontro virtual teve a participação de executivos de grandes empresas da região, e do vice-presidente regional da FIESC, José Fernando Rocha.

“O fundo social é um projeto muito importante para os catarinenses. Nossa indústria é destaque nacional, o que gera uma arrecadação considerável em impostos, e a ferramenta permite manter aqui no Estado recursos de extrema importância”, diz José Fernando Rocha.

Assessor de Responsabilidade Social da FIESC, Sandro Volpato concorda. Ele explica que o programa criado em 2017 tem o objetivo de impulsionar o uso do incentivo fiscal entre as organizações do Estado. As ferramentas existentes permitem que as empresas destinem parte do valor dos impostos em projetos sociais ou culturais. A líder do programa Fundo Social da FIESC, Andressa Mongruel, explicou questões técnicas do Fundo. “Dentro de um percentual definido em lei, as empresas podem direcionar até 9% do seu imposto de renda devido para projetos sociais”, informou. “O programa Fundo Social é um mediador e articulador desta agenda no Estado. Os projetos recomendados pela FIESC estão em nossa plataforma, que busca garantir a conexão das empresas com as organizações da sociedade civil responsáveis pelas iniciativas.  A plataforma é totalmente gratuita, tanto para as organizações, quanto para as empresas”, finalizou.

No encontro, as empresas Portobello e Engie apresentaram seus cases de como elas têm redirecionado parte do seu imposto de renda para projetos incentivados. As apresentações foram conduzidas pela coordenadora de Sustentabilidade da Portobello, Scheila Orlandi, e pela gerente de Responsabilidade Social Corporativa da ENGIE, Luciane Pedro.

Com informações da Agência All Press

Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC)