Participantes passam por três fases, de imersão presencial para conhecer novas tecnologias à formação de equipes, residência e consultorias especializadas

Florianópolis, 01.08.2025 – O SENAI/SC lançou um programa para ajudar indústrias a entender, priorizar e aplicar inteligência artificial na prática, com foco em eficiência e competitividade dos negócios.

A proposta é apoiar o uso estratégico da IA para aumentar a produtividade, reduzir custos e acelerar a transformação digital das organizações.

O programa tem três etapas. A primeira é uma imersão presencial, na qual as participantes conhecem novas tecnologias e exploram casos reais de inovação em processos produtivos para inspirar a aplicação da IA.

Em seguida, passam por um diagnóstico de maturidade digital, e recebem um relatório com recomendações estratégicas e mapeamento das melhores oportunidades para implementação da tecnologia.

Por fim, recebem apoio para colocar a estratégia em prática, com capacitação de líderes, formação de equipes, programas de residência e consultorias especializadas.

APLICAÇÕES

A inteligência artificial automatiza rotinas, libera equipes para tarefas estratégicas e gera insights que apoiam decisões com impacto direto nos resultados.

Entre as aplicações da IA na indústria estão a manutenção preditiva, automação com robôs inteligentes, controle de qualidade com visão computacional, otimização logística, uso de gêmeos digitais para análise de desempenho, chatbots com linguagem natural, análise de grandes volumes de dados e design generativo, que, por exemplo, avalia combinações de produtos.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

* indicates required

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/18, o titular do dado manifesta a concordância no tratamento dos dados pessoais fornecidos para o recebimento de boletins informativos e a FIESC compromete-se em cumprir suas obrigações referentes ao tratamento dos dados.

Acesse nossa política de privacidade para saber mais.

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn