Programa de responsabilidade social da FIESC é apresentado no Jornal Nacional como exemplo para o Brasil

Em 11 anos, iniciativa em parceria com Tribunal de Justiça e Associação dos Magistrados Catarinenses já atendeu 7,1 mil crianças, jovens e adolescentes

Florianópolis, 17.06.2024 – O Jornal Nacional de sexta-feira (14) exibiu reportagem sobre o Novos Caminhos, programa de responsabilidade social da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) que apoia em saúde, educação e trabalho crianças, adolescentes e jovens de 221 serviços de acolhimento do estado.

O telejornal da Rede Globo classificou de “exemplo para o Brasil” o programa criado em 2013 em parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), e destacou que até o fim deste ano a iniciativa deverá ser implantada por todos os estados brasileiros e o Distrito Federal.

A implantação atende resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que considera o Novos Caminhos fundamental para os abrigados terem uma vida autônoma após os 18 anos de idade, quando precisam deixar os serviços de acolhimento e seguir uma vida independente.

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, foi um dos entrevistados pelo JN. Ele destacou uma das contribuições do setor industrial catarinense ao programa. “Dos 1,3 mil jovens empregados [desde 2013], mais de 1 mil empregos foram dados pela indústria catarinense.”

NÚMEROS

Em 11 anos, o Novos Caminhos já atendeu 7,1 mil crianças, adolescentes e jovens. Nenhum está em conflito com a lei. Eles vivem em abrigos de todas as regiões do estado por problemas como abandono dos pais, morte dos responsáveis e violência doméstica.

Entre outros apoios, o programa já ofereceu 1,4 mil consultas psicológicas e odontológicas, 3,1 mil cursos e oficinas e 14,1 matrículas em educação básica e profissional. Estes serviços são viabilizados por FIESC, TJSC, AMC, rede de parceiros e voluntários.

Em Santa Catarina, existem 1,2 mil crianças, adolescentes e jovens em serviços de acolhimento. No país, segundo o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) do CNJ, são 34 mil.

PARCEIROS

O Novos Caminhos é apoiado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC, por meio do SENAC e SESC), Associação Catarinense de Medicina (ACM), Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC, por meio do SENAR) e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE).

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC