Programa de Internacionalização da Indústria é apresentado no Alto Vale do Itajaí

Os detalhes do programa foram explicados durante o evento Diálogo Empresarial, realizado pela FIESC, em Rio do Sul

Rio do Sul, 25.9.2019 – O Programa de Internacionalização da FIESC foi apresentado em Rio do Sul, nesta quarta-feira (25) de setembro. O vice-presidente da entidade no Alto Vale, André Armin Odebrecht, falou do objetivo do encontro. “É uma oportunidade de compartilhar informações sobre internacionalização, o foco da atual gestão da FIESC. A ideia é levar este movimento para todo o estado e criar uma cultura de melhoria da competitividade, buscando aproximar as demandas das soluções, para auxiliar as empresas no mercado internacional”, comentou André.

A presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC, Maria Teresa Bustamante, sensibilizou os empresários sobre a necessidade de se prepararem para o futuro. Ela contextualizou o cenário da economia brasileira e demonstrou que a internacionalização é inevitável para manter as atividades das indústrias. “Com a abertura do comércio, será preciso melhorar a competitividade, pois a concorrência vai bater de frente e eles não têm as dificuldades que nós temos com infraestrutura, carga tributária, etc. Eles serão implacáveis na conquista de novos mercados”, alertou.

Na segunda parte do evento os participantes responderam um questionário para avaliar o nível de maturidade da empresa em que atuam em relação ao comércio internacional. Depois, o gerente do Programa de Internacionalização da FIESC, Alexandre Martin, falou sobre a metodologia do programa, que visa auxiliar as empresas. “Indústrias de qualquer porte ou setor podem participar. As orientações vão de acordo com cada situação para a elaboração de um plano de internacionalização. Além disso, o atendimento é personalizado”, disse.

Com informações da assessoria de imprensa regional