Programa de Desenvolvimento Florestal é destaque em reunião na FIESC

O assunto foi abordado pelo presidente da Câmara da Indústria Florestal, Odelir Battistella, à diretoria da Federação, nesta sexta-feira, dia 23

Clique aqui e confira a cobertura fotográfica no Flickr da FIESC

Florianópolis, 23.9.2022 - A importância do Programa de Desenvolvimento Florestal para Santa Catarina foi destacada pelo presidente da Câmara da Indústria Florestal da entidade, Odelir Battistella, em reunião de diretoria da FIESC, nesta sexta-feira, dia 23. A iniciativa foi criada em março pela Federação e pela Secretaria de Estado da Agricultura, e prevê a atuação em várias frentes para aumentar a capacidade produtiva, principalmente de pequenos e médios produtores.

Outro tema abordado foi o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Trata-se de um registro público eletrônico de âmbito nacional, que integra as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes às Áreas de Preservação Permanente (APP), de uso restrito, de Reserva Legal, de remanescentes de florestas e demais formas de vegetação nativa, das áreas consolidadas, compondo base de dados para controle e monitoramento.

Também foi apresentado o Programa Refloresta Alto Vale, que auxilia em todas as fases de implantação de florestas, com dicas técnicas que vão desde o preparo do solo, plantio e manutenção da floresta, bem como as questões ligadas ao faturamento. As florestas plantadas se conciliam com outras culturas, gerando uma renda extra na propriedade rural, fornecendo matéria-prima para a indústria. “Temos tido uma adesão muito positiva ao programa”, disse Ricardo Rozene Rossini, do Sidimade, de Rio do Sul.