Programa da FIESC mobiliza 2,7 mil horas de trabalho voluntário em 2024

Colaboradores, pessoas da comunidade e parceiros atuam em todo o estado em atividades para ajudar crianças, idosos, atingidos por enchentes e afins

Florianópolis, 30.07.2024 – O programa de voluntariado da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) mobilizou 2,7 mil horas de trabalho voluntário no estado nos sete primeiros meses deste ano.

Este tipo de programa tem sido adotado por grandes empresas do país e do exterior para contribuir com o desenvolvimento social das comunidades de seus entornos.

Em geral, mobilizam colaboradores, pessoas da comunidade e parceiros dispostos a separar algum tempo do dia ou da semana para ajudar o outro.

Na FIESC, a atividade que que mais mobiliza voluntários é a produção de mantas, travesseiros e similares para pessoas em vulnerabilidade social ou atingidas por enchentes.

Estas peças são produzidas na regional de Joinville por pessoas de diferentes idades, profissões e classes sociais. Só no primeiro semestre deste ano, foram feitas 6,5 mil peças. A matéria-prima é doada por indústrias têxteis.

ATIVIDADES

Os voluntários mobilizados pela FIESC também se dedicam, para citar outros exemplos, a atividades para crianças de casas de acolhimento, cursos para idosos, apoio para organizações sociais e campanhas de doação de sangue e de recolhimento de roupas de frio.

Colaboradores de SESI e SENAI/SC lideram a lista de voluntários. Gente como Jean de Macedo Pereira, técnico de manutenção do SENAI, que recentemente fez reparos em centros de educação infantil de Lages. Ao final da atividade, chamou de “grande satisfação” o que estava sentido em ajudar as crianças dali.

HISTÓRICO

No mundo, o voluntariado no âmbito corporativo surgiu nos anos 1980. No Brasil, começou a aparecer nos anos 2000 no âmbito do ESG, sigla em inglês para práticas ambientais, sociais e de governança.

No geral, empresas com programas do gênero costumam registrar melhora nas relações interpessoais, mais engajamento dos colaboradores e maior sensação de pertencimento à organização.

Companhias com até mil colaboradores são as que mais mobilizam voluntários no país, indica o Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial. A média anual de voluntariado é de 12 horas. As ações focam principalmente crianças, mulheres e meio ambiente.

A FIESC criou o Eu Voluntário em 2012. Interessados em participar do programa podem se inscrever neste link.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas