Programa da FIESC e Alcaplás ultrapassa 20 toneladas de tampinhas plásticas recolhidas

Iniciativa criada em 2021 estimula o cuidado com o planeta, e compra produtos esportivos para crianças e adolescentes de serviços de acolhimento de SC

Florianópolis, 17.07.2024 – O programa de responsabilidade social da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) que recolhe tampinhas de plástico para estimular o cuidado com o planeta ultrapassou a marca de 20 toneladas recolhidas desde 2021.

Para se ter ideia, a quantidade equivale ao peso de 20 carros populares, como Ford Ka, Fiat Uno e Renault Kwid, e seria suficiente para encher dezenas de caminhões-caçambas.

O Tampinhas do Bem é uma parceria com a Alcaplás, empresa de recuperação de resíduos plásticos e transformação de embalagens sustentáveis localizada em Xanxerê, no Oeste.

São recolhidas tampas de refrigerante, produtos de limpeza, desodorante, creme dental, margarina, requeijão, achocolatado, potes de sorvete e afins.

O material é entregue por estudantes, trabalhadores da indústria, pessoas da comunidade e parceiros nas unidades SESI, SENAI e FarmaSesi. Os endereços estão aqui.

ESPORTE

As tampinhas são encaminhadas à Alcaplás, e o dinheiro obtido é usado para comprar bolas e outros artigos esportivos para crianças, adolescentes e jovens de 221 serviços de acolhimento do estado, atendidos por outro programa social da FIESC, o Novos Caminhos.

Além das ações de ajuda, o Tampinhas do Bem dá encaminhamento socialmente responsável a um material que normalmente é jogado no lixo, e acaba entupindo bueiros, poluindo rios e provocando a morte de animais marinhos, como tartarugas, entre outros males.

Na natureza, segundo o Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, uma tampinha de plástico leva até 150 anos para se decompor. E reciclá-la diminui a emissão de gases poluidores que aquecem o planeta.

Por causa do impacto ambiental e social, programas como o Tampinhas do Bem têm se multiplicado pelo país, impulsionando iniciativas que ajudam animais, moradores de rua, pessoas com deficiência, idosos, entre outros.

Neste link, vídeo do programa.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas