Florianópolis, 19.07.17 – Professores que integram o projeto SENAI Conecte em Santa Catarina participaram nesta quarta-feira (19) de capacitação, na FIESC. Mais de cem educadores de escolas do SENAI de Criciúma e de Florianópolis, além de professores de escolas de São Miguel do Oeste, Concórdia, Laguna e Guarujá do Sul, participam do projeto e estiveram presentes no encontro que abordou os desafios de educar os jovens.
Realizado em parceria com o Itaú BBA e a Secretaria Estadual de Educação, a formação abordará ainda as perspectivas da educação para o século 21; aprendizagem transformadora; a relação da escola com o jovem e a vida adulta; práticas de êxito para a integração do Ensino Médio com o Ensino Técnico; e o uso da criatividade, da inovação e da tecnologia na educação.
“Não há educação de qualidade sem professor de qualidade e o desafio é preparar o jovem para profissões que ainda não existem. É o cenário que enfrentamos com o avanço da indústria 4.0”, falou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, aos participantes.
Para o secretário estadual de educação, Eduardo Deschamps, o papel dos professores que integram o projeto SENAI Conecte é amplo e também desafiador. “Vocês estã construindo uma escola que ainda não existe, uma escola que dê conta dos desafios do século 21. Por isso esse trabalho é tão importante”, assinalou.
O SENAI Conecte é um novo modelo de educação que oferece formação profissional integrada à educação básica em tempo reduzido. Em apenas três anos, os alunos terão duas formações: o ensino médio e também o curso técnico em informática. No contra turno, eles ainda têm a possibilidade de participar de programas, também chamados de clubes que estimulam empreendedorismo, liderança, indústria 4.0, fluência em inglês e atividades artístico-culturais. O Conecte é um modelo de educação inovadora, que está alinhado com a proposta do novo ensino médio, formando jovens com as competências do profissional do século 21.
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina