Florianópolis, 1.8.2023 - A indústria de equipamentos elétricos cresceu 8,1% em Santa Catarina, em maio, na análise interanual. Eletrodomésticos de pequeno porte, como liquidificadores, batedeiras, torradeiras, chuveiros, entre outros, estão entre os produtos que registraram maior crescimento na produção no estado.
Segundo a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos, no Brasil, a indústria aumentou as vendas em 13% no primeiro semestre deste ano, equivalente a 44,02 milhões de unidades contra 39,07 milhões em 2022, de janeiro a julho.
Em Santa Catarina, o crescimento na produção pode ser explicado pelo aumento da fabricação de eletrodomésticos com menor preço unitário e são itens menos dependentes de crédito.
Outro fator relevante são os novos investimentos em plantas fabris no estado. Joinville, por exemplo, conta uma nova indústria de eletrodomésticos, voltada a fabricação de liquidificadores, ventiladores, centrífugas, espremedores, entre outras linhas de eletros.