Prodec e Pró-Emprego viabilizam R$ 7,8 bi em investimentos

Durante evento na Casa d’Agronômica, governador Jorginho Mello reafirmou compromisso de não elevar o ICMS no estado; presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, destacou a importância da nova modalidade do Prodec que valoriza estratégias ‘ESG’ de indústrias catarinenses

Florianópolis, 22.11.2023 – O presidente da Federação das Indústrias (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, participou nesta quarta-feira, dia 22, da assinatura dos protocolos para a terceira e última rodada de concessões do Prodec e do Pró-Emprego de 2023. O balanço mostra que os contratos assinados em junho, setembro e agora em novembro totalizam R$ 7,8 bilhões em investimentos e vão resultar em 10,6 mil postos de trabalho.

A solenidade ocorreu na Casa d’Agronômica e o governador do estado, Jorginho Mello, reafirmou seu compromisso, assumido na sede da FIESC, no último dia 17, de não elevar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em Santa Catarina. Aguiar reforçou a importância dessa posição para a indústria catarinense, já sobrecarregada pela atual carga tributária.

Aguiar afirmou ainda que o Prodec é um importante instrumento de desenvolvimento para Santa Catarina. “A modernização que está sendo realizada agora é bem-vinda. Contemplar iniciativas ligadas à neoindustrialização e à agenda ESG apoiará a indústria nesse novo ciclo econômico, que vai exigir muito investimento”, avaliou.

Os projetos aprovados preveem a instalação e/ou expansão de unidades no estado, além de compra de insumos e maquinário voltados ao aumento da produtividade industrial com estímulos como postergação de ICMS (Prodec) e desoneração do imposto na aquisição de bens, mercadorias e serviços (Pró-Emprego).

PRODEC

O Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense tem como finalidade conceder incentivo à implantação ou expansão de empreendimentos industriais que vierem a produzir e gerar emprego e renda no Estado. O incentivo se dá por meio da postergação de percentual pré-determinado sobre o valor do ICMS a ser gerado pelo novo projeto. Criado em 1988, o programa completou 35 anos em junho.

Novas empresas contempladas pelo PRODEC (novembro):
Evolutex Manufatura de Roupas Ltda
Huvispan Indústria e Comércio de Fios Ltda
Nevasca Alimentos Ltda
PHS do Brasil Ltda

Período do Investimento: até 2029
Quantidade de empresas: 4
Investimentos: R$ 158,5 milhões
ICMS postergado: R$ 9,5 milhões
Faturamento acrescido: R$ 399,5 milhões

PRÓ-EMPREGO

Tem como objetivo a geração de emprego e renda por meio de tratamento tributário diferenciado do ICMS, destinando-se a incentivar empreendimentos de relevante interesse socioeconômico situados em SC ou que venham a se instalar no Estado.

Novas empresas contempladas pelo PRÓ-EMPREGO (novembro):

Avelino Bragagnolo S/A Indústria e Comércio
Biosyn Tecnologia e Nutrição Animal
Brasplast Indústria e Comércio de Plásticos Ltda
CGH Rosina SPE Ltda
CGH Vidal 4 Geradora de Energia
Cooperativa Agroindustrial Alfa
Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero – Cegero
Cooperativa de Eletrificação de Braço Do Norte
Cooperativa Regional Sul de Eletrificação Rural – Coorsel
Cooperativa Regional Agropecuária de Campos Novos (Coopercampos)
Fertilizantes Santa Catarina Ltda