Primeiro dia de ENEM tem redação; confira dicas para se sair bem

Neste domingo (13), estudantes de todo o país realizam a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio; Escola S prepara os estudantes e professora compartilha dicas de redação

Florianópolis, 10.11.2022 - Mais de 80 mil catarinenses farão neste domingo, dia 13, a primeira das duas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Entre as áreas que serão abordadas no primeiro dia do exame, estão linguagens, códigos e redação. De acordo com a professora de redação da Escola S de Joinville, Leila Knabben, o ideal é fazer o texto antes de responder às demais questões.

O texto deve ser dissertativo-argumentativo e conter no máximo 30 linhas. Leila ressalta que a estrutura começa com um bom planejamento do texto. “É importante organizar as ideias, pensar nas causas e nas consequências. A redação modelo ENEM tem quatro parágrafos: introdução, os parágrafos de desenvolvimento e o de conclusão. Este último vale 200 pontos, então merece atenção redobrada”, alerta. “É preciso responder na conclusão a quatro perguntas: quem pode resolver o problema, o que ele pode fazer, como executar e para quem”, acrescenta a docente.

Redação nota mil

Em 2021, 22 redações alcançaram a nota máxima no ENEM em todo o Brasil. “O candidato deve conhecer os critérios de avaliação para saber o que se espera do seu texto. Por isso, sugiro ler as redações que tiraram nota 1000 em edições passadas do exame. Dessa forma, é possível conhecer melhor a estrutura dos textos”, indica Leila. No dia da prova, é importante ler atentamente os textos motivadores e dar atenção ao tema. “Ele traz palavras-chave e o estudante precisa abordá-las no desenvolvimento do texto”, observa a professora.

Estudo e prática para garantir um bom desempenho

Ao longo do ano, a rede de educação básica do SESI e do SENAI realizou uma série de aulões e atividades focadas no ENEM. Entre os temas já abordados estão redação e migrações. Karolina Rodrigues, de 17 anos, cursa o ensino médio na unidade de Florianópolis e se prepara para as provas. “Tenho um cronograma de estudos, que é toda terça, quarta e sexta-feira. Nestes dias, procuro resolver questões do ENEM de edições anteriores. Assim consigo aprimorar a interpretação das questões”, conta. “Acho que a maior dificuldade é conciliar tudo com o exame. Por isso, minha dica é ter tudo planejado”, sugere a estudante que fará o vestibular para ingressar no curso de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Veja mais dicas da Karolina para encarar as provas nos dias 13 e 20 de novembro:

Arthur Oliveira da Silva, de 17 anos, estuda na Escola S de Criciúma diz que as atividades realizadas na escola o ajudaram a se preparar para o exame. "Nos últimos 2 meses fizemos muitas atividade diferentes, como o terceiro tempo, onde os professores passavam um 'resumão' do que pode cair na prova. Além disso, fizemos os testes da Geekie durante o ano. Acho que o meu maior desafio vai ser na parte de linguagens por ser uma área que eu não tenho tanta facilidade, principalmente na redação", analisa o estudante. "Tenho facilidade em matemática e nas provas da Geekie, que serviram como preparação, tive uma média de 770 pontos, o que é muito bom. Tenho a expectativa de conseguir tirar pelo menos 740 na prova", revela.

Saiba mais sobre o ENEM

As provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro. A abertura dos portões será às 12h, e o fechamento às 13h, de acordo com o horário de Brasília. O início das provas será às 13h30. No primeiro dia de Enem, o término das provas será às 19h. No segundo dia de testes, às 18h30.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e redação (língua Portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação); e de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia). No segundo dia do exame, serão aplicadas as provas de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática e suas tecnologias.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no Portal do Inep, até o terceiro dia útil após o último dia de aplicação.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC