Mario Cesar de Aguiar visitou a estrutura da primeira Escola Móvel do SENAI, inaugurada em Morro da Fumaça

Florianópolis, 13.7.2021 – Em visita a região Sul do estado nesta terça-feira (13) o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, acompanhou os trabalhos que começaram a ser desenvolvidos na primeira Escola Móvel do SENAI, inaugurada na noite da última segunda-feira (12), em Morro da Fumaça. O espaço que receberá 120 alunos que se profissionalizarão nos cursos de costureiro industrial, soldador e tecnologias aplicadas na indústria de plásticos, já está em funcionamento e irá levar ainda mais qualificação aos moradores do município.

“Essa estrutura móvel atende as necessidades que foram identificadas nos municípios, capacitando os trabalhadores. Para uma estrutura fixa, não haveria demanda para toda ocupação e esta é a solução mais eficiente e eficaz que encontramos para ajudar os municípios a capacitarem a sua população. Hoje somos o estado que tem a menor taxa de desemprego, mas precisamos urgentemente qualificar os nossos trabalhadores para que Santa Catarina possa se desenvolver ainda mais. Este é o papel do SENAI, capacitar os trabalhadores, por isso a parceria com as prefeituras é fundamental para que possamos resolver a necessidade de profissionais capacitados”, garante o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

Além da presença do prefeito de Morro da Fumaça, Noi Coral, e do vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo, também esteve presente durante a visita a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso. O município será um dos próximos a receber a Escola Móvel do SENAI, em setembro, para oferecer à comunidade profissionalização, de forma gratuita, os cursos de soldador, operador e programador de CNC, padeiro e confeiteiro, eletricista industrial e pedreiro. A iniciativa na cidade contará também com a parceria das empresas Librelato e Usipe. Em paralelo, o município de Forquilhinha também receberá a Escola Móvel com os cursos de operador e programador de CNC, costureiro industrial, gestão para a indústria alimentícia e soldador.

“O SENAI Móvel permite levar qualificação de qualidade, personalizada de acordo com a vocação industrial de cada município, permitindo acesso a profissionais desempregados, que procuram seu primeiro emprego, ou que precisam se requalificar, aperfeiçoando-se na sua área de atuação, ou mesmo empreender seu próprio negócio”, garante a gerente executiva do SENAI Regional Sul e Litoral Sul, Graziela da Silva Branco.

Saiba mais:
A estrutura inaugurada em Morro da Fumaça é formada por uma unidade móvel de soldagem com uma sala de aula, dez boxes de soldagem, um box de acabamento e uma central de gás. Ainda há um sistema de exaustão da fumaça gerada nos processos.
Já a unidade móvel de confecção industrial possui 25 máquinas de costura, do tipo overloque, galoneira, reta e para operações especiais, mesa de corte com a cortadora de tecido e todos os equipamentos necessários para a produção de roupas.
Para completar, há ainda a estrutura central formada por seis contêineres para sala de aula, recepção, secretaria e sanitários, duas tendas, piso de tablado acarpetado, com instalações elétricas e acesso à internet. A área total é de 300 metros quadrados.

Inscreva-se e receba semanalmente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina