Presidente da FIESC recebe medalha Mérito Tamandaré, da Marinha

Mario Cezar de Aguiar foi agraciado durante solenidade em Florianópolis, no dia 17 de fevereiro

Florianópolis, 18.2.2022 – O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, foi homenageado com a Medalha Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. A cerimônia foi realizada no dia 17 de fevereiro, em Florianópolis, e foi conduzida pelo vice-almirante Silvio Luis dos Santos, comandante do 5º Distrito Naval. A condecoração é conferida a autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços, na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil.

A FIESC realiza um amplo trabalho de aproximação da indústria das demandas militares, por meio do Comitê da Indústria de Defesa (Comdefesa). Inclusive, o estado sedia 14 empresas consideradas estratégicas de defesa. Para uma companhia ingressar no grupo das estratégicas de defesa precisa cumprir alguns requisitos exigidos pelas Forças Armadas.

Recentemente, a Federação e o Sebrae-SC lançaram o Projeto Defesa. A iniciativa vai capacitar empresas de pequeno porte para fornecer às Forças Armadas e aproveitar o potencial de mercado oferecido pelas compras públicas, especialmente as militares.

Outro projeto que está em execução no estado é a construção de fragatas classe Tamandaré, no Thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul, localizado em Itajaí. O projeto está orçado em R$ 9 bilhões.