Florianópolis, 19.4.2024 - The Sphere, a maior esfera do mundo que abriga uma arena de entretenimento nos Estados Unidos, tem peças fundidas e usinadas pela Eletro Aço Altona, assim como a torre de lançamento de foguetes do programa espacial Artemis que pretende realizar missões espaciais à Lua.
A indústria de Blumenau, que este ano celebra seu centenário, é referência mundial em fundição de aço e usinagem. A empresa é a convidada do Espaço Indústria, da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).
A Altona alcançou em 2023 um faturamento de R$ 527 milhões. A companhia tem capacidade produtiva de 1.250 toneladas de aço mensalmente. De acordo com o vice-presidente da companhia, Eduardo Vetter, “os últimos cinco anos têm sido os melhores, por conta dos investimentos em inovação, tecnologia, desenvolvimento técnico, mas também pelas estratégias comerciais implementadas de forma assertiva”.
Estratégias para expansão
Marlon Corradi, diretor de negócios, destaca que algumas empresas foram incorporadas ao grupo, ampliando a verticalização da companhia para a entrega de soluções mais completas. “Atuamos em obras de infraestrutura, aeroportos, na área naval, peças de aço para trens de alta velocidade e estruturais para locomotivas, ancoragem de plataformas de petróleo e gás, peças e ligas especiais para compressores, peças para usinas”, cita, ilustrando o amplo leque de atuação da companhia.
Parcerias para inovação vêm sendo promovidas para otimizar processos e, dentre os parceiros, estão SENAI e Finep. Projetos para a internacionalização da companhia também seguem a todo vapor. “Nós concorremos com a Europa, quando se fala em qualidade, e com a China, quando se fala em baixo custo, o que é desafiador para quem exporta. Entretanto, temos um relacionamento de alto nível com os clientes para assegurar a perenidade dos nossos negócios”, afirma Corradi.
Fundada em março de 1924, a indústria tem hoje 1,5 mil funcionários, exporta para mais de 30 países e atende 17 segmentos de mercado. O parque fabril da Altona hoje ocupa uma área de 120 mil metros quadrados, sendo 35 mil metros quadrados de área construída, que permite a produção de peças fundidas, usinadas, e agregou recentemente processos de caldeiraria e fabricação em metais.
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC