Premiada em mundial do queijo, Pomerode Alimentos recebe homenagem da FIESC

Indústria conquistou o Concurso de Melhor Queijo e Produtos Lácteos, se destacando entre as marcas mais premiadas internacionalmente neste segmento

Florianópolis, 21.05.24 - A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) homenageou na sexta-feira, dia 17, a Pomerode Alimentos pela conquista do Concurso de Melhor Queijo e Produtos Lácteos. Dona da marca Vermont, a indústria catarinense levou ao Mundial do Queijo do Brasil uma de suas mais recentes criações, o queijo Morro Azul. Foram avaliados 1,9 mil produtos por 300 jurados.

O evento é promovido pela Associação SerTãoBras, associação de produtores de queijos artesanais, em parceria com a Guilde Internationale des Fromagers - Confrerie de Saint Uguzon - Italia, uma das maiores associações de queijeiros do mundo, presente em mais de 40 países.

“A Pomerode Alimentos, apesar de muito nova, tem se destacado em concursos internacionais. Agregar valor ao produto de nosso estado, criando marcas fortes, é um diferencial que exige qualificação e persistência, mas constitui passo decisivo para o triunfo e a perenidade nos negócios”, destacou o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, ao entregar a homenagem aos empresários e irmãos Juliano Mendes e Bruno Mendes.

Eles já estiveram no Espaço Indústria, da FIESC, contando um pouco da história da Pomerode Alimentos. Suas criações estão entre as mais premiadas do mundo. “A ideia de criar o queijo foi do Bruno. Queríamos um queijo com características locais, que não copiasse nenhum outro queijo de países tradicionais europeus, como Suíça ou França, e esse queijo tem nos trazido grandes reconhecimentos”, contou Juliano, citando ainda prêmio conquistado na Europa no final de 2023 e que destaca o queijo Morro Azul como o melhor da América Latina, dentre 4 mil produtos avaliados.

O nome Morro Azul homenageia um dos símbolos da cidade de Pomerode. Após passar por um processo de produção voltado para a retenção de umidade, sempre com o objetivo de conferir alta cremosidade ao queijo, ele é salgado e posteriormente envolto em uma cinta de madeira, que garante estrutura e ajuda na composição do aroma e sabor. O Morro Azul é um queijo suave e cremoso, livre de lactose, que é eliminada naturalmente na produção de queijos maturados, e sem adição da enzima lactase.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas