Possibilidade de falta de matéria-prima preocupa indústria de base florestal de SC

Tema foi contemplado na proposta do Programa de Desenvolvimento Florestal de Santa Catarina, projeto desenvolvido em conjunto entre a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e a Secretaria de Estado da Agricultura

Florianópolis, 26.11.2021 - Os atuais níveis de plantio florestal em Santa Catarina são insuficientes para manter e ampliar a capacidade produtiva futura da indústria de base florestal no atendimento da demanda do mercado interno e das exportações. A constatação motivou a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), a Secretaria de Estado da Agricultura (SAR), a Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), a Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (FAESC) e outras entidades, a desenvolverem a proposta de um Programa de Desenvolvimento Florestal de Santa Catarina, cujos detalhes foram debatidos nesta sexta (26) durante a reunião conjunta e híbrida das Câmaras da Indústria Florestal, do Mobiliário e de Assuntos Legislativos da FIESC.

O próximo passo é a instituição formal do programa, por meio de legislação específica e de formas de incentivo ao produtor rural. O objetivo é incrementar o plantio de florestas na ordem de 5 mil hectares por ano e a capacidade produtiva dos setores.

“A madeira não se planta hoje e se colhe amanhã, ela tem um longo período de crescimento, por isso a importância dessa visão antecipada da virtual falta de matéria-prima”, destacou o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. “A FIESC vai continuar trabalhando no desenvolvimento de uma política para o setor”, acrescentou.
A proposta discutida prevê ações concretas com metas e responsáveis para a integração do pequeno e médio produtor, expansão dos empreendimentos florestais sustentáveis e mecanismos de estímulo, entre outras iniciativas que possam aumentar a área florestal plantada em Santa Catarina.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC