Itajaí e Itapoá são destaques no Índice de Desempenho Ambiental nas categorias Porto Público e Terminal de Uso Privado, respectivamente. Os dados foram divulgados pela Antaq

Florianópolis, 13.8.2020 – Portos catarinenses foram destaque no Índice de Desempenho Ambiental (IDA), divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), nesta quinta-feira, dia 13. O Porto de Itajaí conquistou o primeiro lugar na categoria de portos públicos, com 99,47 pontos. O Porto Itapoá Terminais Portuários de Santa Catarina ganhou entre os Terminais de Uso Privado (TUPs), com 99,26 pontos.

Para o superintendente de desempenho, desenvolvimento e sustentabilidade da Antaq, José Renato Fialho, “a primeira posição do Porto de Itajaí não é surpresa. Desde a implantação do IDA, o porto sempre ficou em primeiro ou em segundo lugar”. Fialho destacou, ainda, que o Porto Itapoá subiu cinco posições em 2019 em relação a 2018.

O Porto de Paranaguá (PR) ficou em segundo lugar, com 98,65 pontos. Itaqui (MA), em terceiro. O Porto de Santos (SP) ficou em quarto lugar, e o Terminal Portuário de Pecém (CE) alcançou a quinta posição.
Entre os TUPs, o terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA) ficou em segundo lugar, com 98,13 pontos. Em seguida, Portonave – Terminais Portuários de Navegantes (SC). Na quarta posição, Cattalini Terminais Marítimos em Paranaguá. No quinto lugar, Terminal da Ilha Guaíba – TIG (Mangaratiba/RJ).

O IDA, aplicado desde 2012, é a principal ferramenta para avaliação da gestão ambiental de instalações portuárias reguladas pela Antaq.


Com informações da assessoria de imprensa da Antaq

Inscreva-se e receba semanalmente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina