Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Portos catarinenses recebem navio com 347 metros de comprimento linear

APL Yangshan opera com a bandeira de Singapura; navio tem 45,20m de largura e capacidade para 10.800 TEUs

 

Com 347 metros de comprimento linear (LOA), o navio APL Yangshan, do armador CMA CGM, é o maior navio a atracar no Porto de Navegantes, a Portonave, nesta segunda-feira (14). A embarcação tem 45,20m de largura e capacidade para 10.800 TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit) – unidade de medida para um contêiner de 20 pés. Antes de Navegantes, o navio atracou no Porto Itapoá, na sexta-feira (11), onde também é considerado o maio da história do porto.

Para se ter noção da grandeza, o comprimento da embarcação equivale a 73 Ferraris, 3 estádios do Maracanã ou 9 estátuas do Cristo Redentor. 

Seu trajeto compreende diversos portos asiáticos e brasileiros, em uma linha chamada SSO (Sino South America), oferecida pelos armadores PIL (Pacific International Lines), CMA CGM e Cosco. Sua última parada antes de chegar ao Brasil é em Singapura, de onde vem para Santos. De lá, segue para Paranaguá e então para o Porto Itapoá.

Bacia de Evolução

Para a vinda de navios maiores, é necessário ampliar a capacidade da Bacia de Evolução do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes. Atualmente, podem ser realizadas manobras de navios de até 350 metros de comprimento e 51 metros de largura. O objetivo é que, no futuro, essa capacidade amplie para embarcações de até 400 metros de comprimento por 59 metros de largura.

 

Informações das assessorias de imprensa do Porto Itapoá e da Portonave.

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.