Portobello Grupo completa primeiro mês de fábrica nos EUA

Previsão é que a unidade opere com capacidade total em 2024, gerando faturamento estimado em R$ 750 milhões por ano

Florianópolis, 28.8.2023 - O Portobello Grupo está completando o primeiro mês de funcionamento da sua única fábrica nos Estados Unidos. Localizada no Tennessee, a unidade produtiva da Portobello America tem 90 mil metros quadrados de área construída e capacidade inicial de produção de 3,6 milhões de metros quadrados de porcelanato por ano.

Em atividade desde 21 de julho, a fábrica recebeu investimentos de US$ 186,7 milhões (R$ 910 milhões) e teve uma das três linhas de produção ativada, com a criação de 200 empregos diretos. A previsão é que a unidade  opere com capacidade total em 2024, gerando faturamento estimado em R$ 750 milhões por ano.

Em entrevista à jornalista Estela Benetti, do portal NSC Total, o CEO do Portobello Grupo, John Suzuki, revelou que o baixo custo do gás natural nos EUA, e as instabilidades nas cadeias mundiais de suprimentos, deram muita competitividade ao porcelanato produzido localmente.

“Este ano, participamos da Coverings 2023, feira setorial dos Estados Unidos equivalente à Revestir no Brasil. Informamos no nosso estande que estávamos prestes a iniciar a produção na nossa fábrica nos Estados Unidos. Medimos o nível de satisfação dos nossos clientes no estande, que ficou lá em cima. Já estamos vendendo produtos feitos nos EUA”, afirmou Suzuki à jornalista.

Outra característica dessa nova fábrica é o perfil de seus funcionários.

“A gente decidiu que o projeto da fábrica nos Estados Unidos teria que ser como o de uma empresa americana gerida por americanos. O CEO da Unidade Portobello America, Luiz Felipe Brito é brasileiro. Ele faz a ligação com o grupo, mas todo o restante da equipe companhia, 98% dos colaboradores, é de americanos. É porque o mercado tem suas especificidades, fabricamos um produto com valor atribuído para a America”, contou Suzuki.

🔹 Leia a entrevista de John Suzuki à Estela Benetti (para assinantes)

“Esse é um momento marcante para a história do Grupo que, desde 1991, tem atuação, ainda somente com distribuição, no território norte-americano. Com a Portobello America, passamos a contar com três unidades produtivas: duas no Brasil e uma no exterior”,  conclui Cesar Gomes Junior, chairman do Portobello Grupo.

Com informações do Portobello Grupo.