Porto Itapoá receberá novo serviço direto de exportação para o extremo oriente

Double Call ASAS da Maersk–Hamburg Süd é mais uma opção para escoar grandes volumes de cargas refrigeradas, celulose e papel para a Ásia com menor transit time

O Porto Itapoá passará a contar com uma nova opção para os clientes e para o mercado: o Double Call para o serviço de longo curso ASAS do armador Maersk–Hamburg Süd, com saída direta (sem transbordo) na exportação para os principais portos da Ásia. O serviço já garante o melhor transit time na importação da linha Ásia entre os portos da região Sul do Brasil. Agora, com Itapoá sendo o único porto de Santa Catarina a operar este serviço direto na rotação para exportação, que estará disponível a partir de 17 setembro, o Terminal amplia o fluxo logístico para o extremo oriente.

A inclusão do Porto Itapoá do ASAS também na rota de exportação se deve, principalmente, pela performance do Terminal em suas operações e pelo atendimento ágil e dedicado do seu time de Sucesso do Cliente. O serviço diminui para 35 dias o transit time de exportação na escala até Hong Kong, o que é uma vantagem competitiva importante num momento em que está aumentando a demanda mundial por commodities brasileiras e as movimentações estão atingindo seu nível máximo. “É mais uma alternativa para escoar os grandes volumes de cargas refrigeradas de proteínas animais provenientes do forte agronegócio dos estados da região Sul, especialmente do Oeste catarinense, além de exportadores das cadeias de celulose e de madeira”, afirma o gerente Comercial do Porto Itapoá, Rodrigo Alves.

A partir de 17 de setembro, com a chegada do navio Maersk Laguna, o Porto Itapoá entra duas vezes na rotação de importação/exportação do ASAS com as seguintes escalas: Busan – Shanghai – Ningbo – Hong Kong – Singapore – Santos – Itapoá – Itajaí – Buenos Aires – Montevideo – Itapoá – Paranaguá – Santos – Singapore – Hong Kong.

Sobre o Porto Itapoá

Ao completar 10 anos de operação em junho de 2021, o Porto Itapoá já se tornou um dos maiores e mais importantes terminais portuários do Brasil e é considerado um dos mais ágeis e eficientes da América Latina. O Terminal está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores de diversos segmentos empresariais. Sua localização privilegiada na Baía da Babitonga, litoral Norte de Santa Catarina, proporciona condições seguras e facilitadas para receber grandes navios que operam em nosso país, uma tendência cada vez mais adotada na navegação mundial.

Do total de cargas movimentadas pelo porto Itapoá, cerca de 50% são de empresas de outros estados, principalmente para a importação de eletrônicos. A outra metade da movimentação é de cargas de companhias de Santa Catarina, incluindo automóveis e autopeças, motores elétricos, metalmecânica, linha branca e exportação de carga frigorificada, atendendo a forte agroindústria do estado. Outra operação em que o porto se destaca é o de cargas especiais chamadas BreakBulk, como foi o caso da exportação de duas lanchas de grande porte para os Estados Unidos.

Com a demanda crescente, o porto Itapoá já planeja a nova etapa de expansão que está orçada em R$ 1,5 bilhão e tem previsão de conclusão em cinco anos. Com isso, a capacidade de movimentação anual de até 1,2 milhão de TEU vai superar a marca de dois milhões de TEU por ano.

Com informações da Logos Conexão e Conteúdo