Porto de Itajaí recebe primeiro navio em área operada pela JBS

Estrutura estava sem movimentação há 22 meses, desde o fim do contrato com a APM Terminals

Florianópolis, 14.10.24 - A JBS Terminais deu início na última sexta-feira (11) à operação da área de contêineres do Porto de Itajaí. A atracação do navio Maersk Lamanai, com bandeira de Hong Kong, marca a retomada dos trabalhos na área, que estava sem uso desde dezembro de 2022, quando chegou ao fim a concessão para a APM Terminals.

A embarcação, contratada pela Seara, do Grupo JBS, realizou o carregamento de cargas refrigeradas e seguiu na sequência para o Porto de Santos (SP).

A retomada se tornou possível após investimentos de US$ 30 milhões pela JBS, para o alfandegamento da área arrendada pela Receita Federal. A JBS Terminais planeja o recebimento de cinco linhas regulares de navios. Isso levaria a uma movimentação de 58 mil TEUs por mês – medida que corresponde a contêineres de 20 pés, valor superior à meta contratual, de 44 mil TEUs.

"Estamos dando início a um novo ciclo de desenvolvimento, não apenas para a nossa empresa, mas para toda a região de Itajaí”, resumiu o diretor executivo da JBS Terminais, Aristides Russi Junior.

Inicialmente arrematada pela Mada Araújo, a concessão temporária da área foi repassada à JBS Terminais no começo deste ano. Agora, durante os dois anos de arrendamento transitório, o governo federal planeja lançar o edital definitivo para o arrendamento dos quatro berços do Porto de Itajaí à iniciativa privada. O arrendamento definitivo será de 35 anos, mantendo a Autoridade Portuária Pública e Municipal.

Com informações do Porto de Itajaí e da NSC.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Quer ficar por dentro das  principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. Assine: https://fiesc.com.br/news